Fecomércio-PE lança Raio-X das Eleições 2020

A publicação apresenta o retrato da política municipal depois das últimas eleições em Pernambuco

A Fecomércio-PE, através da sua Assessoria Legislativa, disponibiliza o “Raio-X das Eleições 2020”. O levantamento, que chega à sua segunda edição, realiza análise do resultado do pleito eleitoral dos 184 municípios Pernambucanos. A publicação pode ser conferida no site da Fecomércio-PE.

“Nossa publicação vai além da simples apresentação dos resultados oficiais das eleições. Nos municípios que o Sistema Comércio Pernambuco tem maior atuação, seja pelos sindicatos filiados ou Sesc e Senac, o Raio X das Eleições levanta aspectos que não são normalmente disponibilizados e agrupados de forma fácil compreensível ao cidadão. Nosso objetivo é fornecer ao leitor informações que merecem serem discutidas e consideradas no seio da sociedade”, explica o assessor legislativo da Fecomércio-PE, César Braga Souza.

A análise mais minuciosa foi feita em 26 cidades de Pernambuco. Foram verificados o perfil municipal e legislativo, a atuação do Sistema Fecomércio-PE, o Índice de Desenvolvimento Municipal, PIB per capita e o número do eleitorado das regiões. Também são detalhados o prefeito e os vereadores eleitos, qual a ocupação declarada pelos representantes, total de votos recebidos e partido filiado.

POUCAS MULHERES, RENOVAÇÃO MODERADA – Os aspectos sociais, econômicos e políticos dos municípios ainda foram destacados no Raio-X das Eleições 2020. “É perceptível a sub-representação das mulheres nos legislativos locais e verifica-se que o eleitor de 2020 resolveu, em média, manter o índice de renovação das Casas Legislativas em um patamar estável. É um estudo conciso, com mais de 300 páginas, que serve não só para nossos dirigentes sindicais, mas também para toda a população. Demos ênfase na base sindical do Sistema, mas as informações estão disponíveis para que os cidadãos interessados possam replicar em seus municípios”, informa o assessor legislativo da Fecomércio-PE.

O documento aponta dados como a média salarial recebida pelos representantes nas Casas Legislativas, que é de quase R$ 10.500,00; a baixa representatividade feminina no legislativo, com presença média de 13%, e a renovação das Casas dentro dos padrões observados nos pleitos anteriores, marcada em 50%.

*Via Assessoria