“Desatinos”: a loucura em cena no 27º Janeiro de Grandes Espetáculos

O ator Gerson Lobo, pernambucano radicado no Rio de Janeiro, apresenta, pela primeira vez no Recife, montagem sua para a obra do autor e diretor Samuel Santos. A encenação está no palco do Teatro de Santa Isabel, neste sábado (23), na programação presencial do JGE

Em cena, um ator, um músico, quatro personagens e uma milimétrica fronteira – o precipício que separa razão e loucura. O ator Gerson Lobo, pernambucano radicado no Rio de Janeiro, leva a insanidade, o delírio e a alucinação ao palco do Teatro de Santa Isabel, neste sábado (23/01), com o monólogo “Desatinos”, que integra a programação presencial do 27º Janeiro de Grandes Espetáculos.

Pela primeira vez no Recife, a montagem carioca da célebre coletânea de textos do também pernambucano Samuel Santos leva à cena um ator-narrador, que conta e vive histórias de quatro personagens que decaem em loucura. Também sob direção de Santos, Lobo dá vida a quatro histórias – um obcecado rapaz detido em um manicômio (“O Menino Demoníaco”); “O Alfaiate”, um jovem tímido que enfrenta a homofobia; o amor possessivo de Antônio, em “O Açougueiro”; e Mariana, de “Amor Híbrido”, uma marginalizada mulher trans.

Em palco nu, Gerson transita entre as quatro personalidades. O violoncelo de Rafaela Ferreira dá o ritmo e as tensões. O minimalismo da cena convida o público a mergulhar nas complexidades psicológicas e acompanhar narrativas cadenciadas. É assim que a obra repensa os rompantes de loucura, os momentos de perda do equilíbrio mental e emocional e as instabilidades súbitas que nos tiram da razão e do prumo.

“Desatinos é uma miscelânea, uma compilação de todos esses 25 anos de arte, em que eu venho adquirindo conhecimento com vários mestres”, comenta Gerson. Radicado no Rio de Janeiro há 16 anos, o ator e bailarino pernambucano acredita no Teatro construído com disciplinada preparação corporal. Enquanto morou no Recife, se dedicou a cursos de atuação, como no Sesc, e a vivências com variados mestres de dentro e de fora do Estado. Também teve incursões em variados estilos de dança, chegando a integrar a equipe do Balé Popular do Recife.

Hoje em terras cariocas, Lobo vive novas experiências, tendo participado de novelas da TV Globo como “Império”, “Ti-ti-ti” e “Verão 90”. Muito afinado aos princípios do Teatro Físico, de Barba e Grotowski, em 2017 foi contemplado pelo projeto “PORTAS ABERTAS – De Olho no Nordeste”, com incentivo da Funarte, estreando “Desatinos” no Teatro Dulcina. Com apresentações em festivais entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, a montagem chega pela primeira vez à terra natal do ator.

“O espetáculo traz histórias que reverberam nas pessoas. São temáticas altamente atuais e que precisam ser vistas e discutidas de maneira nobre, dialética, tirar as pessoas de suas polaridades”, opina o ator. Tratando de loucura, bullying, repressão e superação, “Desatinos”, através de escolhas cênicas e inserções musicais, também reflete o local de fala do interiorano e retrata, de forma indireta, a força do povo do Nordeste. “Eu saí de Pernambuco, mas Pernambuco não saiu de mim”, brinca Gerson.

SERVIÇO:
Monólogo “Desatinos”, com Gerson Lobo

Quando: sábado, 23 de janeiro de 2021
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233 – Santo Antônio)
Ingressos: R$ 10 e R$ 20
Vendas pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/67282/d/93686
Ingressos limitados devido às regras de distanciamento social!
Mais informações: (81) 3355-3323

FICHA TÉCNICA:
Texto e Direção: Samuel Santos. Assistente de Direção: Wellington Júnior. Atuação: Gerson Lobo. Musicista: Rafaela Ferreira. Preparação Vocal: Naná Sodré. Criação de Iluminação: Brisa Lima e Eduardo Salino. Figurino: Java Araújo. Figurinista Assistente: Dolores Câmara. Operação de Iluminação: Brisa Lima. Produção: Cia Capela Alquímica e O Poste Soluções Luminosas. Assistente de Produção: Josy Ventura.

*Via Assessoria