“Eu-Tempo”: pernambucana Thaíse Moura leva curta de estreia ao Cine-PE

Curta-metragem com personagens como Bione, Miró da Muribeca e Iza do Amparo é um dos destaques pernambucanos na edição 2020 do festival

“Kairós”. Do grego, “o momento oportuno indeterminado”, no qual algo especial acontece. A visão qualitativa de tempo e como ele pode ser aproveitado para vivenciar experiências marcantes são o motor propulsor de reflexões do curta-metragem “Eu-Tempo”. O primeiro trabalho autoral da cineasta e produtora pernambucana Thaíse Moura debuta nesta segunda-feira (23/11), na Mostra Curtas Nacionais do festival Cine PE 2020.

Composto em um processo orgânico, o curta apresenta uma crônica audiovisual lírico-afetiva sobre o passar do tempo. O filme inicia com paisagens de João Alfredo, no Agreste, cidade onde a cineasta passou a infância. Ao som de “Pastoreio”, da banda pernambucana Estesia, o espectador é conduzido por impressões e memórias de Thaíse, que se entrelaçam a narrativas de outras personagens e à percepção delas sobre a ação do tempo em suas vidas.

“Eu quis fazer um filme que tratasse do tempo de forma subjetiva. Conversei com algumas pessoas para tentar entender essas diferentes formas de perceber o tempo e de como cada uma delas está muito conectada a vivências e privilégios de cada pessoa. Costurei isso com as minhas memórias de infância, usando a casa da minha avó como símbolo dessa passagem do tempo e desse lugar da memória afetiva. O que o tempo não leva”, detalha a cineasta.

Ora narradora, ora personagem, ora entrevistadora, Thaíse circula pela Região Metropolitana do Recife mostrando o tempo sempre como elemento gerador de momentos. Testemunhos poéticos surgem à tona – “Qual o meu tempo? Meu tempo é agora”, diz a artesã Iza do Amparo, ao relembrar sua trajetória. “O tempo me curou”, denuncia o poeta Miró da Muribeca. Já o simples comerciante Lorinaldo Galvão é assertivo: “o importante são as emoções que eu vivi”. “O tempo é vida quando você é minoria”, declara a poeta Bione.

“As pessoas e oportunidades foram surgindo. Eu buscava perfis que tivessem uma experiência com o tempo diferente da convencional, como no caso de Iza, mas também queria trazer uma discussão de tempo como privilégio, e aí veio Bione. Sobre Miró, eu já admirava os textos dele há muito tempo, já tinha feito alguns contatos sem sucesso e, de um encontro por acaso, rolou essa conversa que foi parar no filme”, revela Thaíse.

“Eu-tempo” é um dos quatro curtas pernambucanos que integram a Mostra Curtas Nacionais do Cine PE 2020, totalizando 23 filmes de 12 estados brasileiros. A seleção do primeiro trabalho autoral de Thaíse, que cumula quase uma década de produções para publicidade e eventos, gera ânimo para novos trabalhos. “Quero muito desenvolver outros projetos desse gênero. É uma forma massa de se contar histórias”, comenta ela, que além da direção, assina ainda o roteiro e a produção geral da obra.

“Eu-tempo” e os demais filmes do Cine PE podem ser assistidos através da plataforma de streaming Canais Globo – https://canaisglobo.globo.com/ – até a quarta-feira (25). Em dezembro, a programação ganha a tela da TV Pernambuco, em agenda ainda a ser divulgada. Mais informações: https://festivalcinepe.com.br/

SOBRE A REALIZADORA – Thaíse Moura é cineasta e produtora audiovisual natural de Recife/PE. Formada em Rádio, TV e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em “Narrativas Contemporâneas para Fotografia e Audiovisual” pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), possui passagens por órgãos de comunicação como Rádio Jornal do Commercio e Nova Brasil FM. Desde 2010, é sócia-empreendedora da Posé Filmes, pela qual desenvolve audiovisual com enfoque para publicidade e eventos.

FICHA TÉCNICA – “Eu-Tempo”
Direção: Thaíse Moura
Roteiro: Thaíse Moura
Produção: Thaíse Moura
Direção de Fotografia: Jão Vicente
Fotografia adicional: Renata Portini
Montagem: Jão Vicente
Trilha sonora original: Estesia
Trilha sonora adaptada: Jão Vicente
Edição de Som: Paulo Umbelino
Elenco: Miró da Muribeca, Iza do Amparo, Bione, Lorinaldo Galvão, Dirceu Marroquim

*Via Assessoria