Setembro Amarelo: acompanhamento psicológico é essencial para prevenção do suicídio

O Centro Universitário Estácio Recife oferece atendimento psicológico para a população. As consultas presenciais estão de volta, sempre com hora marcada

A cada 40 segundos, no mundo, uma pessoa comete suicídio. As estimativas apontam, ainda, que mais de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão  – uma a cada 17 pessoas, aproximadamente. Esses dados alarmantes levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) reforçam a importância de promover campanhas como o “Setembro Amarelo”, que abre espaço para debater este tema que ainda é considerado tabu pela sociedade, conscientizando a população sobre a importância de sua discussão.

“A questão do suicídio, amplificada nos últimos meses pela necessidade da quarentena em decorrência da pandemia do coronavírus, tem preocupado principalmente os profissionais que trabalham com saúde mental. É uma realidade que denuncia não só uma condição particular do indivíduo, mas que também precisa ser encarada como um problema social, com toda a complexidade que representa”, afirma Mireilly Moura, professora de Psicologia do Centro Universitário Estácio Recife.

No entanto, ainda segundo a OMS, caso tivessem um acompanhamento adequado, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados, pois os transtornos que se encontram associados ao comportamento suicida contam com tratamentos psicológicos específicos. “Com cuidado e uma assistência multidisciplinar, é possível tratar uma pessoa que está em sofrimento para que ela não chegue ao ponto de buscar o suicídio como uma solução”, explica Mireilly.

No Recife, é possível buscar acompanhamento social psicológico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Estácio Recife. No espaço, localizado no campus da Avenida Abdias de Carvalho, na Madalena, são realizadas consultas com pacientes de todas as idades por estudantes do curso de Psicologia, sempre supervisionados por professores e coordenadores da instituição. O objetivo é que eles coloquem em prática a teoria aprendida em sala de aula e, ao mesmo tempo, prestar um serviço de responsabilidade social para a população pernambucana.

Após um período de atividades suspensas, os atendimentos presenciais no Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio Recife estão de volta, sempre com marcação antecipada e seguindo todos os protocolos de segurança. As consultas acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. Informações e agendamento pelo telefone (81) 98844-9538 (WhatsApp).

*Via Assessoria