Fórum online reúne jovens e empresários

O II Fórum Aliança NEO Brasil acontece na próxima quinta, dia 10, e visa engajar empresas na Lei de Aprendizagem e assegurar vagas para jovens aprendizes.

Com objetivo de incentivar a formação profissional e a empregabilidade de jovens em Pernambuco, o projeto NEO Brasil, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/PE) e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ), realiza o II Fórum Aliança NEO Brasil em edição online. Com o tema A Lei é Legal: Diálogos sobre Aprendizagem, o encontro será na próxima quinta-feira, 10 de setembro, através do canal do Instituto Aliança no Youtube (https://www.youtube.com/compartilhabr). A programação, das 10h às 12h, traz painéis, debates e apresentações de experiências bem sucedidas de adesão à Lei da Aprendizagem em empresas como Tecon Suape, Magazine Luiza e Cetrus Diagnósticos, com depoimentos de jovens e empresários. O evento está aberto a participação do público interessado na temática. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente, preenchendo este formulário: http://bit.ly/inscricaoforumneo.
Confira abaixo a programação completa do Fórum NEO.

A Lei da Aprendizagem favorece a educação e formação profissional, diminuindo a evasão escolar. Em vigor desde 2000, a Lei de Aprendizagem assegura que as empresas de médio a grande porte componham seu quadro de funcionários com um mínimo de 5% de menores aprendizes, e um máximo de 15%. A legislação tem o objetivo de promover o ingresso dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio no mercado de trabalho de forma mais eficiente, uma vez que na condição de Aprendizes passam a ter direito também à formação técnico-profissional.

Durante o Fórum, os jovens Brenda Nicole Lessa e Stevenson Homcy Filho irão apresentar suas experiências como aprendizes no Cetrus Diagnósticos e Tecon Suape, respectivamente. Paulo Cruz, Gerente de Pessoas e Organização do Tecon Suape, e Marcia Matias Gomes, Gerente de Gestão de Pessoas do Grupo Magazine Luiza, também apresentam as experiências de adesão à Lei da Aprendizagem nas empresas.

“Sabemos que o mercado corporativo está competitivo, em que todo mundo precisa ter experiência ou graduação, e às vezes é difícil o jovem competir com quem tem mais idade, porque ainda é muito novo e não tem oportunidades. E esse caminho, pelo Programa de Aprendizagem, nos faz ter alguma esperança, alguma perspectiva de conseguir ser efetivado, começar a carreira profissional e ir alinhando com o estudo para crescer profissionalmente”, compartilha Stevenson Homcy Filho, técnico em Mecânica pelo Senai, que iniciou sua carreira de quatro anos na Tecon Suape como jovem aprendiz.

A adesão das empresas ao Programa Aprendiz em Pernambuco ainda é reduzida. Em junho deste ano, o percentual de ocupação de vagas por aprendizes é de 41% do potencial total. Caso esse potencial fosse atingido, teríamos 26.162 jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho no estado. Para impulsionar o Programa de Aprendizagem em Pernambuco, o Fórum NEO irá detalhar os benefícios fiscais e sociais da Lei de Aprendizagem.

 “A Lei do Aprendiz tem papel indiscutível em um país onde 40% dos estudantes da rede pública não completam o ensino médio. A renda ajuda a determinar o abandono e o atraso escolar. Os programas de aprendizagem são aliados para combater a evasão, porque cobram a permanência em sala de aula e influenciam um amadurecimento pessoal e profissional”, pontua o secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Alberes Lopes.

ESPAÇO APRENDIZ – Durante o Fórum, também ocorre a apresentação do Espaço Aprendiz, nova unidade de apoio a estudantes e empresas com interesse em se adequarem à Lei de Aprendizagem. O Espaço Aprendiz irá funcionar de forma remota a partir do dia 10 de setembro, com atendimento por telefone e email. O atendimento presencial será iniciado em outubro. O Espaço Aprendiz irá a orientar os empreendimentos e cadastrar jovens interessados, promovendo a indicação de cursos gratuitos de aperfeiçoamento para atender as demandas do mercado.

NEO – O NEO – NOVAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA JOVENS é uma iniciativa inovadora na qual empresas, governos e sociedade civil colaboram através de uma aliança para promover soluções para a empregabilidade de jovens na América Latina e no Caribe, fechando a lacuna entre jovens desempregados e a demanda por pessoal qualificado. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID Lab – Laboratório de Inovação Financeira. No Brasil, o programa NEO está sendo desenvolvido no Estado de Pernambuco desde junho de 2017, mediante uma Aliança público-privada coordenada pelo Instituto Aliança e integrada pelas Secretarias estaduais de Educação e Esporte; do Trabalho, Emprego e Qualificação; da Mulher; SESI/Unindústria; SENAI-PE; Núcleo de Gestão do Porto Digital; Arcos Dourados, CESAR School e Superintendência Regional do Trabalho – PE, com apoio da Microsoft e EDULIVRE.

SERVIÇO

II Fórum Aliança NEO Brasil – A Lei é Legal: Diálogos sobre Aprendizagem
Data: 10 de setembro, das 10h às 12h.
Inscrição gratuita: é necessário fazer inscrição antecipada através do formulário disponibilizado neste link  http://bit.ly/inscricaoforumneo
Transmissão através do Youtubebit.ly/forumneo
Site do Projeto NEO Brasil: https://www.neobrasil.org/

Espaço Aprendiz
Abertura: a partir de 10 de setembro.
Endereço: Avenida Governador Agamenon Magalhães, nº 2000, Recife.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.
Telefones: (81) 3427-7981 / 3427-7980
Email: pe.espacoaprendiz@mte.gov.br

PROGRAMAÇÃO DO II FÓRUM ALIANÇA NEO BRASIL – A LEI É LEGAL: DIÁLOGOS SOBRE APRENDIZAGEM:
10h – Boas vindas
10h05 – Abertura
Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (FORAP)
Secretaria da Mulher de Pernambuco
Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ)
Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE)

10h20 – Experiências de sucesso nas empresas
Paulo Cruz, Gerente de Pessoas e Organização | Tecon Suape
Marcia Matias Gomes de Almeida, Gerente de Gestão de Pessoas | Grupo Magazine Luiza

10h45 – Reconhecimento das empresas PRO

10h50 – Depoimento de Jovens Aprendizes
Brenda Nicole Lessa dos Santos | Cetrus Diagnósticos
Stevenson Homcy Filho, técnico em Mecânica | Tecon Suape

11h05 – Desmistificando os aspectos legais
Simone Brasil | Auditora Fiscal do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE)

11h25 – Esclarecimento de dúvidas e interação com o público

11h40 – Apresentação do Espaço Aprendiz
Vinicius Lobo | Analista de Políticas Sociais da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE)

11h45 – Encerramento
Neylar Vilar | Coordenadora Geral NEO Brasil

*Via Assessoria