Feira Agroecológica estará de volta no RioMar

A busca por alimentos livres de agrotóxicos e o estímulo ao trabalho dos pequenos agricultores vêm crescendo e moldando o perfil do consumidor. De acordo com a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil, realizada em 2019, 19% dos entrevistados consumiram esse tipo de produto nos 30 dias anteriores. Em 2017, esse índice era de 15%. A procura por alimentos orgânicos, que já vinha aumentando e acelerou com a pandemia. O que se percebe são consumidores mais conscientes, preocupados em saber a origem dos alimentos que consomem e dispostos a comerem de forma mais saudável.

Diante disso, a Feira Agroecológica volta ao RioMar Recife a partir do dia 9 de setembro, facilitando assim o consumo de alimentos que além de orgânicos, são agroecológicos, os quais buscam respeitar as relações sociais e culturais dos produtores.

A operação vai acontecer nas quartas-feiras, das 7h às 11h, no estacionamento externo, próximo ao Trade Center. Aberta ao público, ela é realizada pela Associação ASSIM, Terra e Vida, Amarfirtza e Agroflor; acontece com apoio do Sesc, JCPM, Instituto JCPM e do RioMar. No espaço, os agricultores – vindos de lugares como Lagoa de Itaenga, Bom Jardim, Peixinhos, Igarassu e Jaboatão – vão comercializar seus produtos, todos certificados pelo Ministério da Agricultura.

Há opções de frutas, legumes, verduras e produtos beneficiados que variam de R$ 2 a R$ 18, seguindo a tabela de orientação de preços das feiras agroecológicas que quase não sofrem variações durante o ano. Motivo esse, entre outros, faz com que a longo prazo comprar em feiras agroecológicas seja mais econômico do que no mercado convencional, segundo pesquisa feita pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá. O ideal é que cada cliente leve a sua ecobag.

Serão atendidos todos os protocolos de biossegurança, além de alguns cuidados redobrados no manuseio e comercialização, sendo eles:

  • Distanciamento entre as barracas em área arejada e aberta;
  • Disponibilização de álcool em gel em todas barracas, para que tanto a agricultor como o consumidor possa fazer a assepsia das mãos regularmente;
  • O maior cuidado com embalagens individuais e descartáveis;
  • Um sistema de encomendas e delivery para garantir a segurança de quem quer minimizar a exposição;
  • Filas para evitar aglomeração;
  • O uso de máscara é obrigatório para todos participantes da feira, sejam consumidores ou agricultores.

*Via Assessoria