Tudo o que você fazia antes da pandemia e que está morrendo de saudades… será que vai voltar ao normal?

Todos sabemos que estamos vivendo uma situação crítica, apesar do abrandamento dos casos de COVID-19 em muitas cidades e estados do país. Embora muitas mudanças tenham acontecido nos últimos meses, tudo isso vai passar!

Isso quer dizer que hoje você ainda não pode aproveitar suas férias no verão europeu ou simplesmente assistir àquele lançamento nos cinemas, mas assim que a maior parte da população estiver imune ao novo coronavírus, vamos voltar às atividades que costumávamos fazer.

Enquanto morremos de saudades da normalidade da vida pré-corona, relembre o que está liberado com muita segurança para evitar que você se contamine e não prejudique outras pessoas:

Tomar um vinho com os amigos em casa

As reuniões sociais, como aquele vinho no fim da semana ou o almoço em família aos domingos, devem ser evitados.

No entanto, caso prefira manter a atividade, o ideal é convidar apenas aquelas pessoas que também estão cumprindo à risca a quarentena, recebê-las em um local aberto e evitar beijos e abraços. E todas devem usar máscara quando não estiverem comendo ou bebendo. O que você pode fazer é comprar os vinhos online e já garantir aquele saboroso exemplar, sem sair de casa. 

Passear no parque

Fazer uma caminhada ou andar de bicicleta é muito importante para manter o corpo saudável. Por isso, ir ao parque usando a máscara é muito benéfico. Porém, apenas atividades individuais ou com pessoas que moram com você, sempre em movimento – nada de piqueniques por enquanto.

Ir às compras

Os aplicativos de delivery viraram um grande quebra-galho nessa quarentena, mas ainda é muito mais barato frequentar mercados, shoppings e lojas perto de casa na hora de comprar os mantimentos para casa.

Antes de ir às compras, a recomendação é se planejar: faça uma lista daquilo que precisa para evitar deslocamentos desnecessários. A máscara deve ser usada por todo o tempo, e o álcool em gel deve ser aplicado periodicamente.

Ter aulas

Em muitas regiões, as aulas via internet, TV ou rádio substituíram as presenciais, mas não com o mesmo aproveitamento por parte dos estudantes.

Algumas localidades estão tentando voltar à normalidade com alunos usando máscaras e turmas reduzidas, mas a atividade é uma das mais delicadas nessa retomada. Por isso, quem puder continuar estudando (e mantendo a qualidade dos estudos) em casa, pode priorizar essa opção.

Ir a um restaurante ou bar

A saudades de ir ao seu restaurante ou bar favorito está apertada? Confira as regras locais antes de voltar a frequentar o local.

Estabelecimentos de determinadas regiões já estão atendendo seguindo protocolos sanitários e regras da casa, como distanciamento entre mesas, atendimento mediante reserva, cardápio digital e uso de máscaras.

Eventos como casamento, formatura e aniversário

O setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia e ainda não tem perspectivas de voltar a operar como antigamente, já que aglomerações representam um risco à saúde pública nesse momento.

Esse tipo de atividade, no entanto, já está se adaptando: casamentos apenas com os noivos (mascarados), formaturas feitas à distância e parabéns via chamada de vídeo já são realidade.

Curtir um filme no cinema

Permanecer fechado por horas em uma sala com desconhecidos para assistir a um filme também é uma atividade arriscada. Dê preferência aos serviços de streaming, pelo menos por enquanto, ou ao cine drive-in, se estiver disponível na sua localização.

Assistir a um show

Aglomerar-se para ver o show do seu artista favorito está fora de cogitação! Para não deixar os fãs na mão, o setor se adaptou para proporcionar esse entretenimento: é possível acompanhar as apresentações online com diversas lives ou de dentro do seu carro, no formato drive-in, que também pede o uso de máscara para proteção.

Viajar

Esse é um assunto delicado. Diversos países fecharam as fronteiras para turistas brasileiros, e até mesmo dentro do Brasil há restrições aos viajantes. Ou seja, se puder, não viaje!

Quem deseja viajar com segurança deve dar preferência às viagens feitas em carro particular, apenas com membros da família, e para locais pouco movimentados, como casas de campo.

Mudar-se

Se puder, segure um pouco mais a sua mudança, seja de casa ou de escritório. Se for inevitável, procure fazer um tour virtual pelo imóvel e visitá-lo apenas se realmente pretende fechar o negócio.

Além disso, contrate fornecedores, como imobiliárias e carretos, que estejam seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel e equipes reduzidas.

Primeiro encontro

Quem deseja encontrar um amor no meio da pandemia deve começar o flerte online. Se o sentimento aflorar, combine um primeiro encontro em casa. Mas atenção: para ser seguro, ambos os pretendentes devem estar cumprindo a quarentena à risca por duas semanas.

Humor

Sim, estamos todos mais mal-humorados, sensíveis e exaustos nesta pandemia. Felizmente, essa é uma situação temporária.

Se você já perdeu a paciência e o riso, procure se lembrar que logo menos você voltará à sua rotina, e, com ela, seu humor também vai voltar ao normal! Enquanto isso, faça atividades dentro de casa que proporcionam um pouco de prazer, como um banho relaxante ou exercícios físicos.

Ainda não é hora de baixar a guarda e voltar à normalidade, mas, seguindo todas as recomendações possíveis para minimizar o risco, já dá para matar a saudades de muitas atividades que você fazia. Cuide-se bem!

*Via Assessoria