Programa quer ampliar diversidade e inclusão também no meio jurídico

As estatísticas sobre acesso a direitos básicos e a empregabilidade por mulheres, população LGBTQIA+, negros e pessoas com deficiência ainda são alarmantes. Só para se ter ideia, o Brasil lidera o índice mundial de homofobia no mercado de trabalho, sendo que 73% das pessoas já presenciaram (viram ou ouviram) atos de homofobia. Outro fato: pessoas negras e mulheres têm rendimento menor nos ambientes de negócios.

Para contribuir com a transformação dessa realidade, o Queiroz Cavalcanti Advocacia acaba de lançar seu Programa de Diversidade e Inclusão, o QCA+. A iniciativa – que contempla seus oito escritórios entre Norte e Nordeste – envolve a criação de um comitê, semanas de aprofundamento temático, criação de grupos de afinidade, mudança na prática de recrutamento e seleção, além de treinamentos e outras iniciativas. “Acreditamos no poder do compartilhamento dos valores e princípios que compõem a nossa cultura por meio de experiências, perspectivas e individualidades diversas. O desenvolvimento ocorre a partir das diferenças. Onde tudo é igual, não há movimento, nem crescimento”, afirma Camila Oliveira, sócia do escritório e integrante do comitê.

Compromissos e sensibilização

Segundo a advogada, a ação envolve a formalização de compromissos relativos à promoção da diversidade e inclusão, ações afirmativas e de conscientização e sensibilização, a exemplo de uma cartilha educativa (https://docdro.id/UwAqZRc). “Defendemos um mundo mais plural, acolhedor e inclusivo. Fazer diferente pode começar aos poucos e se transformar em uma corrente de muitos”, ressalta Camila. Com 21 anos de mercado, o Queiroz Cavalcanti atua com oito escritórios nas regiões Norte e Nordeste e conta com clientes corporativos de diversos portes e segmentos.

*Via Assessoria