Especialistas discutem e dão dicas sobre como as empresas devem adequar as estratégias de marketing à nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Iniciativa faz parte de série gratuita de masterclass sobre marketing estratégico promovida pela Le Fil

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD ou LGPDP), nº 13.709/2018, foi criada para regular como empresas e entes públicos podem coletar e tratar dados e informações das pessoas fornecidas no âmbito digital e físico. A real data de entrada em vigor da lei ainda é incerta, podendo ser em 14 de agosto deste ano ou em maio de 2021. Independente da data, ainda há tempo para que profissionais e times de marketing revejam e adequem as estratégias utilizadas nas empresas onde atuam. Para ajudá-los a entender que mudanças culturais, tecnológicas e jurídicas precisam promover, a Le Fil realiza no dia 21 de julho (terça-feira), das 19h às 20h, a masterclass “Como adequar as estratégias de marketing à LGPD?”.

Os interessados podem participar gratuitamente se inscrevendo no: https://lefil.lefil.com.br/masterclass-lgpd. As vagas são limitadas. A aula faz parte de uma série de quatro masterclass sobre marketing estratégico que serão promovidas pela Le Fil nas próximas semanas.
A aula sobre a LGPD contará com a participação da diretora de negócios da Le Fil e especialista em marketing, Socorro Macedo, e da professora da PUC-Rio, advogada e consultora do escritório Almeida Rodrigues Advogados, Mariana Palmeira. O objetivo é fazer com que os participantes saibam por onde começar o processo de adaptação do marketing da sua empresa, já que a lei atinge todos os setores da economia, na esfera pública ou privada e empresas de todos os portes. Se faz cadastro de consumidor, se manda e-mail marketing, se faz anúncios em redes sociais e se trabalha com programa de fidelidade trata dados pessoais.
“O principal desafio de quem atua na área de marketing é como passar a atrair e a se relacionar com o cliente a partir da vigência da nova legislação. Landing pages, formulários, e-mail marketing, anúncios patrocinados, bases de e-mails vão precisar ser revistos na estratégia e na forma como são feitos e usados atualmente. Esse é um processo que não se realiza da noite para o dia. É uma construção coletiva de todas as áreas e parceiros que se relacionam com os dados dos clientes”, explica Socorro. Ela conta que esse é um bom momento para as empresas iniciarem suas adequações, testarem novas estratégias de marketing, reescrever ou escrever políticas, revisar contratos e solicitarem a adequação de parceiros. “Essa mudança requer adaptações e a LGPD é oportunidade de transparência e engajamento com o consumidor dentro de bases mais sólidas, dentro do entendimento dele que ao dar o consentimento para a empresa usar seus dados pessoais, ele recebe em troca mais valor, conveniência e respeito”, ressalta.
A LGPD cria um conjunto de novos conceitos jurídicos, estabelece as condições nas quais os dados pessoais podem ser tratados, define um conjunto de direitos para os titulares dos dados, gera obrigações específicas para os controladores dos dados e cria uma série de procedimentos e normas para que haja maior cuidado com o tratamento de dados pessoais e compartilhamento com terceiros. Durante a masterclass, Socorro e Mariana vão dar dicas de como adequar as estratégias à nova lei. Elas redigiram o e-book “Marketing e LGPD: 10 dicas para adequar suas estratégias à lei”, que está disponível gratuitamente para download para quem se inscrever na aula.

Entre as orientações presentes na publicação, uma das mais caras às empresas é a possível perda de reputação caso a privacidade e proteção de dados pessoais não seja garantida. O uso do banco de dados vai precisar seguir as novas regras e as empresas terão que responder de maneira rápidas e simples a demandas geradas pelos novos direitos do consumidor, como de confirmação do tratamento de dados, cancelamento do tratamento, exclusão ou retificação dos seus dados.

Outro ponto que vai exigir atenção é a responsabilidade das empresas. É preciso estabelecer bem os papeis de controlador e de operador dos dados já que cada um atua de forma diferente com as informações recebidas dos clientes. “Se você cria campanhas nas redes sociais precisa informar de forma transparente ao cliente o que está acontecendo com os dados dele. É importante mapear os dados que a sua empresa coleta, trata, e entender qual seu papel e suas obrigações. Reveja seus contratos e contratos com fornecedores, exigindo que eles se adequem à legislação. Para isso, é importante ter um acompanhamento de especialistas em direito digital e na LGPD para definir esses papéis e mapear os dados”, ressalta Mariana. Esse é o primeiro passo para entender como cada empresa usa os dados dos seus clientes.

A nova lei também traz sanções administrativas para quem a descumprir como: Advertência, com indicação de prazo para adoção de medidas corretivas; Multa simples, de até 2% do faturamento líquido da pessoa jurídica de direito privado, grupo ou conglomerado no Brasil no seu último exercício, limitada, no total, a R$ 50.000.000,00 por infração; Multa diária; Publicização da infração após devidamente apurada e confirmada a sua ocorrência; Bloqueio dos dados pessoais envolvidos na infração até a sua regularização; e eliminação dos dados pessoais envolvidos na infração. As infrações serão aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

OUTRAS AULAS – A Le Fil promoverá outras três masterclass. No dia 23 de julho, o tema será “Como aumentar vendas a partir do digital”, com Socorro Macedo, diretora de negócios da agência. Uma semana depois, dia 30/7, o assunto será “Como estruturar o relacionamento com o cliente?”, com a diretora de operações da Le Fil, Rosário de Pompéia. A última aula, no dia 6 de agosto, abordará o tema “Como construir a jornada de consumo do seu cliente?”. Os palestrantes serão Rosário Pompéia e Cézar Cavalcanti, da Orbe, Laboratório de Inovação. Os interessados em participar devem se inscrever no site www.lefil.com.br e escolher o tema de seu maior interesse para participar. As aulas têm uma hora de duração (das 19h às 20h).

Os temas são todos relacionados a estratégias de marketing voltadas para empreendedores e empresas de todos os portes e principalmente de segmentos como como varejo, educação, saúde, e-commerce, alimentação, construção civil, energia, comunicação e governamental.

Outras informações sobre as masterclass no site da Le Fil (www.lefil.com.br) ou no seu perfil no Instagram (@lefil_).

A Le Fil é uma empresa de marketing digital que utiliza estratégia de customer centric marketing. Há 13 anos no mercado, já possui mais de 400 clientes atendidos, em mais 20 mercados, como varejo, educação, saúde, e-commerce, alimentação, construção civil, energia, comunicação e governamental. Estamos sediadas no Porto Digital, no Recife-PE.

A empresa foi fundada por três mulheres nordestinas e é hoje é uma das principais empresas de marketing da região. Hoje, temos todos os cargos de liderança comandados por mulheres, além das 3 C-level fundadoras. E ainda 60% das/os colaboradores/as são do sexo feminino, entre 20 e 30 anos.

A Le Fil é signatária da ONU Mulher e adotou os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) das Nações Unidas como parte de seu compromisso de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade. No Brasil, são 366 empresas que assinaram como signatárias, sendo a Le Fil a única no Norte-Nordeste na categoria de agência de mídia e entre as três empresas no Brasil na mesma categoria.

*Via Assessoria