Durante pandemia, Natura impulsiona digitalização para garantir resiliência ao modelo de negócios

Abertura de espaços digitais de Consultoras de beleza Natura mais que dobraram em estados como Ceará e Pernambuco

A jornada de digitalização do modelo de negócios da Natura se mostrou determinante para garantir as atividades de milhares de Consultoras de beleza. Durante a pandemia, a rede tem utilizado alternativas para oferecer seus produtos e serviços a consumidores, de maneira segura e efetiva.

No Nordeste, os estados do Ceará e Pernambuco tiveram aumento de 134,53% e 185,85%, respectivamente, na abertura de novos espaços digitais. Pelo endereço virtual, o cliente navega pela página pessoal da consultora, seleciona os produtos e realiza o pagamento. Ao vender pela internet, a comissão é creditada diretamente em uma conta digital da consultora. A Natura, por sua vez, faz a entrega diretamente no endereço do consumidor em poucos dias e de forma segura.

Atualmente, mais de 70% das Consultoras de beleza, distribuídas por todo o território nacional, estão engajadas na plataforma digital da Natura – o Ceará conta com engajamento de 73% e Pernambuco com 75%. A plataforma disponibiliza treinamentos e soluções digitais para manter o negócio circulando. Nesses estados, foi observado ainda um aumento de cerca de 4% na utilização de treinamentos. Outra ferramenta muito acessada é o “Minha Divulgação”. Por ela, peças promocionais podem ser personalizadas com produtos e informações de contato da consultora. As imagens podem ser divulgadas pelas redes sociais.

Recentemente, a Natura lançou sua revista interativa. Com ela, o cliente pode selecionar os produtos diretamente nas imagens do portfólio. O pedido pode ser finalizado pela própria consultora ou pelo consumidor.

“O processo de digitalização de negócio da Natura começou, de forma mais intensa, há cerca de três anos, com a revitalização do modelo de Venda por Relações, que valoriza o atendimento personalizado. A Natura já vinha colhendo frutos dessa jornada, mas recentemente alcançou 1 milhão de espaços digitais de Consultoras em todo território Nacional”, afirma Cida Franco, diretora de vendas da Natura. “A consultoria de beleza é uma oportunidade não só para quem busca empreender, mas também para aquelas pessoas que buscam complementaridade de renda”.

Durante a vigência das políticas de isolamento social, a Natura ainda flexibilizou as datas para pagamento dos boletos e equiparou a comissão das vendas online com as do modelo presencial.

“O Nordeste é uma região muito importante para a Natura. Em um momento tão delicado como esse, o nosso modelo de venda por relações se mostrou resiliente e com uma proposta de valor dinâmica”, completa a diretora.

*Via Assessoria