Fiscalização conjunta é realizada em instituição para pessoas idosas

A ação aconteceu nesta terça-feira (16) e contou com a participação de representantes do CIAPPI, MPPE, MEPCT e Vigilância Sanitária

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa, que a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), compôs, nesta terça-feira (16), uma fiscalização conjunta com órgãos estaduais e municipais. A Operação Longa Permanência, como foi nomeada, foi realizada em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, localizada no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Durante a ação, que contou com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT) e Vigilância Sanitária do Recife, foram identificadas documentações desatualizadas, razão pela qual a ILPI já havia sido notificada pelo MPPE e já estava tomando todas as providências cabíveis. Contudo, na instituição foi identificada à satisfação das pessoas idosas e o ambiente limpo.

Para realização da fiscalização foram tomadas todas as medidas de higienização necessárias, para proteger as pessoas idosas residentes, os profissionais da instituição e a equipe que integrou a operação.

De acordo com o secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, fiscalizações como esta são para promover dignidade e a proteção aos direitos da pessoa idosa. “A intenção do Governo do Estado, ao longo de todo o ano, mas em caráter especial neste Junho Violeta, marcado pela pandemia causada pelo novo coronavírus, é prevenir e enfrentar os casos de violação dos direitos das pessoas idosas que vivem em Instituições de Longa Permanência, bem como conscientizar a sociedade do seu dever de denunciar todo e qualquer tipo de violência contra esta população, seja dentro ou fora das ILPIs, para as providências cabíveis”, relata.

Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649 ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com, no horário das 9h às 13h.   

*Via Assessoria