‘Hospital-escola’: NAVE Recife vira base de treinamento e atendimento de telemedicina para a Covid-19

As aulas presenciais da Escola Técnica Cícero Dias/ NAVE, em Recife, estão suspensas. Mas seus laboratórios tecnológicos, criados e mantidos pelo instituto Oi Futuro e pela Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco, ganharam uma nova função neste período de combate à pandemia do novo coronavírus: foram cedidos para o atendimento médico remoto de pacientes com suspeita de infecção pelo Covid-19 e para treinamento de profissionais da rede estadual de saúde para a telemedicina. Um grupo de 45 médicos já passaram pela formação no espaço e utilizam a escola como base do atendimento de telemedicina, para triagem de casos suspeitos, avaliação de risco e acompanhamento de pacientes infectados.

A escola em Boa Viagem, que integra o programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) – criado pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação de Pernambuco e Rio de Janeiro – oferece ensino médio integrado ao profissional com foco nas economias digital e criativa. Nos laboratórios tecnológicos onde normalmente cerca de 500 jovens cursam Programação de Jogos Digitais e Multimídia, agora equipes médicas se revezam em plantões de 12 horas de telemedicina, de domingo a domingo, das 7h às 19h, orientando pacientes por videochamadas, monitorando sintomas e coletando informações para ajudar no controle da pandemia. Nos laboratórios do NAVE, esses profissionais contam com computadores de última geração e infraestrutura física e de telecomunicações.

O objetivo da ação é reduzir o fluxo de pacientes em hospitais, permitindo que casos suspeitos ou pacientes de gravidade baixa ou moderada sejam orientados e tratados em suas casas por meio do sistema Atende em casa – Covid 19 (www.atendeemcasa.pe.gov.br). O aplicativo também usa a geolocalização para mapear e classificar cada caso, de forma a qualificar e monitorar os casos de Covid-19, apoiando as Secretarias de Saúde na indicação de isolamento domiciliar ou de encaminhamento a uma unidade de saúde.

Como cogestores do espaço, o Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco estão seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde relativas à higiene, limpeza e distanciamento para evitar contaminação no local.

*Via Assessoria