O Bonde Lírico desfila com a La Ursa pelas ruas do Recife Antigo

Personagem faz aparição com veste tradicional com toques de contemporaneidade, carregando sua sacolinha e uma maquineta para receber em débito ou crédito

“A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é Pirangueiro”. Quem brinca carnaval em Pernambuco já deve ter ouvido esse grito e visto a La ursa, figura do imaginário carnavalesco na cultura do Estado, pedindo dinheiro entre os foliões. E é com a participação deste ícone que o Bloco Lírico O Bonde realiza mais um acerto de marcha de 2020. Aberto ao público, o encontro começa às 16h do domingo (02), em frente ao Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife, no Centro da cidade.

Segundo o fundador do bloco O Bonde, Cid Cavalcanti o personagem ficou conhecida na folia local entre as décadas de 1950 e 1960, junto à figura do caçador. E no Recife a presença do Urso do carnaval ou a La ursa foi registrado pela primeira vez numa crônica publicada em 1948. “Queremos resgatar o lúdico dos antigos carnavais de ruas de nossa cidade apresentando para as novas gerações esse personagem tão rico e irreverente da nossa folia”, enfatizou Cid Cavalcanti.

No desfile, a La Ursa faz aparição com veste tradicional com toques de contemporaneidade, carregando sua sacolinha e uma maquineta para receber em débito ou crédito. “Em nosso bloco só é pirangueiro quem realmente quiser. Sabemos que muita gente não anda mais com dinheiro e como nossa La ursa é moderna implementamos esse acessório a fantasia do personagem”, explica Cid Cavalcanti que entra na brincadeira e sairá fantasiado do dono da La ursa.

A concentração do desfile acontecerá em frente ao shopping Paço Alfandega onde o cortejo da agremiação sairá pelas ruas em direção ao Bar do Mamulengo, local onde será finalizado a apresentação. O acesso à brincadeira é gratuito.

O Bonde volta a sair pelo Recife Antigo no próximo domingo (09), desta vez com programação infantil: o Bondinho. No Carnaval, a agremiação desfila na segunda e na terça-feira, sempre às 15h, nas proximidades do Paço Alfândega.

SOBRE O BONDE – História, tradição e muita alegria definem o tradicional bloco lírico “O Bonde”. Fundado em 1991, a agremiação carnavalesca ganhou as ruas do estado por suas alegoria e fantasias luxuosas sempre utilizando o vermelho, e branco e dourado. Este ano, serão realizadas várias apresentações até o carnaval 2020. Os dois últimos ocorrem nos dias 23 e 24 de fevereiro, às 16h no Paço Alfândega.

Foto: Guilherme Camillo

*Via Assessoria