O Museu da Cidade do Recife recebe, a partir da próxima semana, a oficina gratuita de “Fotografia e Movimento: a dança popular como linguagem imagética”. A oficina, que será realizada em duas turmas, integra a programação do projeto Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo, que busca refletir sobre a relação existente entre fotografia e movimento do corpo através do universo das danças populares. As inscrições estão abertas através de formulário disponível em https://goo.gl/ZqG7be
A primeira turma, ainda com vaga, começa nesta segunda-feira (23) e segue até a quarta (25), das 13h às 15h. Já as aulas da segunda turma acontecem de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, também das 13h às 17h. A apresentação dos resultados das duas turmas ocorre no dia 6 de fevereiro, a partir das 13h. No total, são oferecidas 30 vagas, divididas para as duas turmas. As aulas, oferecidas pela fotógrafa Elysangela Freitas e pelo professor Dario Brito, serão expositivas e também contarão com exercícios práticos.
No ato de inscrição, devem ser fornecidos dados pessoais – a exemplo de nome, endereço eletrônico e telefone para contato –, além de informar o desejo de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a oficina de fotografia. Para participar é preciso ter idade acima de 16 anos, familiaridade com a linguagem fotográfica e possuir equipamento fotográfico ou aparelho celular com câmera. A confirmação das vagas será feita por meio de contato telefônico ou por e-mail.
Cronograma e atividades – Durante a oficina, serão abordados os conceitos de poética e linguagem imagética dentro da fotografia. Os participantes também serão estimulados a compreender a dança como representação cultural e comportamental de indivíduos e grupos, com base em conhecimentos sobre movimentos socioculturais contemporâneos e suas linguagens; investigar os diferentes movimentos artísticos populares contemporâneos; discutir a questão das manifestações artísticas populares contemporâneas; e produzir uma série imagens sobre a dança dentro uma manifestação artística popular.
O Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo consiste na realização de pesquisa em produção fotográfica para o desenvolvimento de um ensaio de fotos autorais sobre o movimento do corpo e a relação com as linguagens da dança popular pernambucana e da fotografia. Além de Elysangela Freitas e Dario Brito, a produtora cultural Luíza Durand, a designer Carla Teixeira e o jornalista Francisco Shimada integram a equipe do projeto.
Toda a atividade tem o suporte do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio de incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) – Edital 2015/2016. O Museu da Cidade do Recife (MCR) e a Associação dos Amigos do Museu da Cidade do Recife (Amuc) apoiam a ação.
Serviço: Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo
Inscrições para a oficina Fotografia e Movimento: a dança popular como linguagem imagética
Endereço online: https://goo.gl/ZqG7be
Aulas
1ª Turma (15 alunos): 23, 24 e 25/01/2017 – das 13h às 17h
2ª Turma (15 alunos): 30 e 31/01 e 01/02/2017 – das 13h às 17h –
1ª e 2ª Turmas (30 alunos): 06/02/2017 – das 13h às 17h – Apresentação de trabalhos
Informações: corpoemfluxo@gmail.com – instagram.com/corpoemfluxo – fb.com/corpoemfluxo