Início do ano marca momento para reflexão e renovação de metas

 


A mudança do calendário e início de um novo período de 365 dias também faz com que as pessoas alimentem em si um sentimento de renovação. Tanto para avaliar o que foi feito no ano que passou, como para organizar a agenda para aquele que começa agora. “Esse sentimento de renovação é extremamente importante para as pessoas seguirem em frente. É como se ele desse para elas uma nova chance para recomeçar”, afirma Mariana Simonetti, Psicóloga do Luto do Grupo Vila, empresa que administra o Morada da Paz.

Para Mariana, essa renovação é importante também para quem perdeu um ente querido nesse período. “Normalmente, essa é uma fase bem difícil”, reconhece a psicóloga. “A melhor forma de lidar com a situação é reconhecendo a possível tristeza que será sentida devido à ausência desse ente querido e, de alguma forma, aproveitar o momento para resignificar os planos para construir a vida de agora em diante com essa pessoa aparecendo de uma forma diferente”, completa a profissional.

Para isso, é importante que os parentes e amigos entendam que essa pausa para reflexão na passagem e início do novo ano não é necessariamente um momento de tristeza. “Reflexão pode ser algo feliz. É muito bom você parar para refletir a vida e fazer um balanço do que passou: o que foi bom, o que pode ser melhorado e o que a gente não quer repetir. E, a partir desse balanço, criar metas para o ano novo”, diz a psicóloga. Metas essas, explica Mariana Simonetti, que podem ser mais abertas, conforme o perfil de cada um.

 

*Via assessoria