
A mudança do calendário e início de um novo período de 365 dias também faz com que as pessoas alimentem em si um sentimento de renovação. Tanto para avaliar o que foi feito no ano que passou, como para organizar a agenda para aquele que começa agora. “Esse sentimento de renovação é extremamente importante para as pessoas seguirem em frente. É como se ele desse para elas uma nova chance para recomeçar”, afirma Mariana Simonetti, Psicóloga do Luto do Grupo Vila, empresa que administra o Morada da Paz.
Para Mariana, essa renovação é importante também para quem perdeu um ente querido nesse período. “Normalmente, essa é uma fase bem difícil”, reconhece a psicóloga. “A melhor forma de lidar com a situação é reconhecendo a possível tristeza que será sentida devido à ausência desse ente querido e, de alguma forma, aproveitar o momento para resignificar os planos para construir a vida de agora em diante com essa pessoa aparecendo de uma forma diferente”, completa a profissional.
Para isso, é importante que os parentes e amigos entendam que essa pausa para reflexão na passagem e início do novo ano não é necessariamente um momento de tristeza. “Reflexão pode ser algo feliz. É muito bom você parar para refletir a vida e fazer um balanço do que passou: o que foi bom, o que pode ser melhorado e o que a gente não quer repetir. E, a partir desse balanço, criar metas para o ano novo”, diz a psicóloga. Metas essas, explica Mariana Simonetti, que podem ser mais abertas, conforme o perfil de cada um.
*Via assessoria
A estreia da seleção brasileira foi simplesmente mais um jogo , que refelete quase todas as partidas que já aconteceram até agora na Copa do Mundo na Africa. Um Campeonato repleto de pelejas ruins, que dá câimbra nos olhos, sono nas pessoas e raiva para os desapontados, torcedores. A única partida que deu gosto de ver foi a da Alemanha. “Ah… Mas a Alemanha pegou a Austrália, que é a igual a jogar contra cangurus sem pernas…”. Quem falar isso só pode ser louco. O que mais teve foi seleção forte jogando contra times fracos e sofrendo para arrancar um mísero gol.