DeBron Bier completa um ano e lança cervejas engarrafadas

 


Uma das grandes responsáveis por propagar a cultura cervejeira em Pernambuco, a DeBron Bier lança garrafa e comemora primeiro ano de fundação.

A primeira cervejaria artesanal essencialmente pernambucana acaba de completar um ano de fundação. A DeBron Bier, projeto dos sócios Eduardo Farias, Raimundo Dantas e Thomé Calmon, se tornou uma das grandes responsáveis por disseminar a cultura cervejeira no Estado e virou referência no Nordeste também pela capacidade de produção, podendo chegar a 40 mil litros por mês, sendo considerada a maior do segmento na região. Começando com apenas três estilos, hoje a marca já disponibiliza no mercado cinco: Pilsen, Weiss, IPA, Golden Ale e Witbier que, a partir de agora, podem ser encontradas engarrafadas nas casas especializadas.


Trata-se de mais uma etapa na consolidação de Pernambuco no mapa cervejeiro do Brasil, resgatando e aproveitando seu potencial histórico. Isso porque a primeira cerveja, não somente brasileira, mas das Américas, foi produzida no Recife. Em 1640, Maurício de Nassau trouxe o mestre-cervejeiro Dirck Dicx, que tinha a função de instalar uma cervejaria na casa de Maurício de Nassau, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Três anos depois, quando as obras foram concluídas, a bebida, que antes era restrita à corte, pôde enfim se popularizar no país.

Foi a partir desse fato importante que Thomé, Eduardo e Raimundo se lançaram no empreendimento, a começar pelo nome: DeBron Bier. A expressão, de origem holandesa, é inspirada em “La Fontaine”, nome da casa de Maurício de Nassau e que significa “A Fonte”, em francês. Depois de dois anos de pesquisas e várias visitas a cervejarias do Sul, Sudeste, América do Sul e Europa, os sócios montaram um plano de negócios e criaram a marca, com a preocupação de fabricar um produto de qualidade, seguindo a lei da pureza alemã e oferecendo serviços e produtos de ponta. Como o growler, a régua de degustação, copos e estilos que ressaltam a regionalidade característica do Nordeste, como a mais recente cerveja witbier, produzida a partir da laranja cravo e do coentro.

Até chegar à garrafa, mais estudos e preocupação para aliar novidade e qualidade. Com um design diferenciado, a garrafa da DeBron Bier chega ao Estado de maneira exclusiva e tem a capacidade de controlar o creme da bebida, respeitando a quantidade de espuma comum a cada estilo. “Alguns estilos são mais propícios a formar o colarinho. É mais comum, principalmente, nas belgas, agregando valor não apenas ao sabor, como também ao visual da bebida”, explica Thomé Calmon. A espuma é responsável por manter o sabor característico, o amargor, a temperatura, assim como ajuda na liberação do aroma. “Por isso que para as cervejas artesanais o colarinho é muito importante, já que o intuito é proporcionar interação entre todos os sentidos. A espuma faz parte da degustação”, ressalta Eduardo Farias.

Até então, os estilos da DeBron Bier só eram encontradas em choperias e podiam ser levados para casa também por meio do growler, um recipiente de vidro em formato de galão que consegue conservar o chope por até cinco dias, sem alterar o sabor e o aroma. Com a pasteurização e envase, agora, a bebida ganha uma sobrevida de, no mínimo, seis meses.

 

*Via assessoria