De uniforme militar a fashion piece: Aposte no maxi colete para dar um ar descolado à produção

 


A história do colete é bastante antiga. Desde a época das guerras romanas, os soldados usavam a peça, que até então era feita de ferro, para proteger o corpo durante as batalhas. Foi só por volta de 1660, entretanto, que o colete passou a ser confeccionado em tecidos caríssimos e bordados em ouro, tornando-se quase peça obrigatória entre os nobres da corte, especialmente durante o reinado de Charles II, na Inglaterra. E permaneceu assim até o final dos anos 1700.

Quando o século virou, e a Europa passava por uma grande crise, o colete perdeu sua atmosfera nobre, ficando mais simples, discreto, e feito em cores sóbrias. A partir daí, não demorou muito para que o modelito se espalhasse por toda a burguesa e, no final do século, invadisse, também, o guarda-roupa feminino, passando a ter versões diversificadas de composições de cores, tecidos e, até mesmo, estampas.


Recentemente, uma nova versão do colete chamou a atenção das fashionistas: o maxi colete com franjas. Com comprimentos que variam da altura do quadril até o joelho, ele é uma peça statement, ou seja, daquelas feitas para amar ou odiar, e é capaz de transformar até mesmo o look mais básico em sua super produção. Para a estilista e empresária Keila Benício, a frente da Blu K, a tendência tem tudo para pegar por aqui, já que a peça é uma ótima opção para ficar elegante sem passar sufoco no clima recifense. “Lá fora, as peças costumam ser fabricadas em tecidos mais grossos, como o couro e a lã, mas por aqui o que funciona mesmo são os feitos em tecidos mais leves, como o linho, o brim e, até mesmo, a renda”, pontua.

Ela alerta, ainda, para o fato de o comprimento ser outro fator decisivo na hora da escolha. “Como a temperatura no exterior, e até mesmo no sul de país, costuma ser mais amena, o comprimento maxi é ótimo e bastante estiloso. Mas por aqui, vale apostar nos de tamanho, médio, na altura do quadril ou, no máximo, na metade da coxa”, sugere Keila. Para combinar, invista em saias e shorts de cintura alta, e calças jeans ou com corte de alfaiataria. Vale, até mesmo, usar o colete por cima de vestidos e macacões, os trabalhados em tricô são ótimos e acrescentam um ar romântico ao visual. O importante é escolher um modelo que combine com o seu estilo.

 

*Via assessoria