No Outono, conheça pratos que levam frutas típicas da estação

Temporada é ideal para consumir variados tipos de frutas como laranja, abacate, limão e coco


Pouca gente sabe, mas assim como a Primavera é considerada a estação das flores, o Outono é considerado a temporada das frutas. É que nesse período, que vai de março a junho, acontece a safra de muitas frutas, como laranja, abacate, limão, banana, maçã, coco, goiaba, entre outras. Esta, portanto, é a época ideal para consumi-las de uma forma mais saudável, já que não precisam de muitos esforços, nem agrotóxicos para crescer. Por isso, selecionamos alguns pratos e sobremesas de restaurantes da Região Metropolitana do Recife para quem quiser degustar essas delícias em uma composição diferente, com muito sabor. Confira:


Señoritas – O prato é uma especialidade do chef Chef Biba Fernandes e que pode ser encontrado no restaurante peruano Chiwake, localizado no Espinheiro. É a tangerina, fruta típica entre os meses de março e junho, que dá o toque especial ao prato. Trata-se de camarões crocantes, sobre risoto fresco em salsa (molho) de tangerina. A vitamina C, que previne e atenua os sintomas da gripe e do resfriado, além de combater o estresse, é o principal destaque da tangerina. A cor alaranjada da fruta mostra ainda que ela oferece o precursor da vitamina A, o caroteno.


Uramaki Nekkei – Os queridinhos do Chicama, outro restaurante peruano no Recife que também tem Biba Fernandes como chef, são os uramakis nikkei. A peça é composta por nori com arroz e crema de abacate por fora, recheado de tartare de atum com pepino em salsa Nikkei e salada de brotos. O abacate contém gordura monoinsaturada, apontada como benéfica para a saúde cardiovascular. Ele também é fonte de zinco, selênio e vitamina E, que combate radicais livres. O grande destaque da fruta, entretanto, é o antioxidante glutatinona, que age conta a oxidação das células.

Cartola de Deus – Genuinamente pernambucana, a cartola é uma das sobremesas que agradam a todos os paladares por sua mistura de doce com salgado. No restaurante Beijupirá do Empório Gourmet Paiva, a banana é fatiada em rodelas com capa crocante de açúcar, canela e queijo, e finalizada com uma bola de sorvete. A banana, fruta típica do Outono, é rica em fibra e potássio, protege contra doenças cardíacas, beneficia a digestão e restaura o intestino após a prisão de ventre ou diarreia.


Torta de Limão – O limão é rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, tem importante função antioxidante, fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Uma opção para degustar a fruta é a torta de limão do Caffé Trieste do Empório Gourmet Paiva. Feita com massa de salgado, creme de limão e chantilly, a sobremesa é uma das mais pedidas da casa.

Bolo de Coco – Outra sobremesa do Caffè Trieste que agrada aos clientes e que leva não só uma, mas duas frutas típicas do Outono é o Bolo de Coco com ganache de limão. O limão, como falamos acima, é importante antioxidante. Já o coco apresenta bom teor de sais minerais e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal, ajuda a emagrecer, desintoxica e hidrata o organismo, melhora o desempenho cardíaco e regula a pressão do sangue.

*via assessoria