Casa Amarela recebe Biblioteca Popular totalmente requalificada


Na noite desta segunda (4), o prefeito Geraldo Julio visitou o bairro para entregar o equipamento, que agora disponibiliza um acervo de 11 mil livros para a população

Com o objetivo de promover uma dinâmica de conhecimento e cidadania para a cidade, a Prefeitura do Recife requalificou toda a estrutura da Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes, que foi entregue à população na noite desta segunda-feira (5), pelo prefeito Geraldo Julio. O equipamento recebeu um investimento de R$ 600 mil reais e agora vai contar com um acervo de 11 mil livros, e vai atuar de forma mais próxima às escolas municipais e estaduais do entorno, para que toda a grade pedagógica conte com esse suporte de informação e pesquisa.

A nova estrutura da Biblioteca Popular de Casa Amarela agora é climatizada, já que ganhou sistema de ar-condicionado novo, e também conta com um auditório com 30 lugares, guarda volumes, espaço infantil e sete computadores conectados à internet. O espaço ainda tem wifi, através do projeto Conecta Recife da Prefeitura do Recife, que fornece internet de graça em áreas públicas.

“É uma alegria estar entregando este patrimônio de Casa Amarela, que funciona desde 1949, e está agora totalmente revitalizada e preparada para receber os jovens, as crianças, enfim, todos os moradores para fazer várias atividades aqui. Temos aqui um auditório, que vai promover várias ações, e tudo com o objetivo de promover vida, gerar convivência, atraindo as pessoas para a leitura e para a informação”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

A unidade que foi entregue pelo gestor faz parte da Rede de Biblioteca pela Paz, que tem como objetivo aproximar os jovens que perderam interesse por esses espaços e estabelecer programações, ou seja, torná-los atrativos nas comunidades nas quais pertencem. Além da Biblioteca Popular de Casa Amarela, fazem parte da rede as Bibliotecas Afrânio Godoy, do Compaz do Alto Santa Terezinha, e a Popular de Afogados, que será entregue no final do mês.

De acordo com o Secretário de Segurança Urbana, o novo espaço servirá não só como incentivador da leitura, mas também promotor da cultura de paz no bairro: “Há uma comprovação de que em vários lugares do mundo, os espaços de convivência cidadã, notadamente as bibliotecas, são muito importantes para a transformação, para dar mais dignidade às pessoas, promovendo mais cidadania, incentivando também a cultura de paz. Esse equipamento é um orgulho para nós e tenho certeza que será um espaço muito bem utilizado pelos moradores”, afirmou.

Com uma aquisição de 4 mil novos livros, a Biblioteca Popular de Casa Amarela agora vai contar com um acervo de 11 mil livros, entre eles livros de autores pernambucanos, junto com exemplares de outras áreas de conhecimento, a exemplo de livros e vídeos aulas para concursos públicos. O espaço também vai oferecer contação de histórias, apresentações teatrais, oficinas de arte e desenho, além de visitas guiadas para as escolas vizinhas, e vai disponibilizar edições dos jornais locais.

O estudante Cláudio Viana, de 14 anos, é um dos jovens que vai usufruir do espaço, e falou com animação da reforma. “Ficou tudo muito lindo e mais adequado para a gente poder vir aqui estudar. Esse é um lugar que eu gosto muito de frequentar, porque tem sempre alguma coisa interessante e nova para ler. Não vejo a hora de ver também as outras atividades fazendo este ser um lugar ainda mais cheio de gente”, afirmou o jovem.

A Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes vai funcionar, inicialmente, de segunda à sexta, das 9h às 17h. Em breve também funcionará aos sábados.

 

*Via assessoria