Museu da Cidade do Recife sedia lançamento da fotógrafa francesa Dominique Berthé


Paisagem é a segunda obra da autora e compila fotografias feitas nos últimos 20 anos

Foto: Dominique Berthé / Divulgação

No próximo sábado, dia 5 de março, a artista francesa Dominique Berthé vai lançar seu segundo livro Paisagem no Museu da Cidade do Recife.  A obra, que conta com o apoio do Funcultura, compila fotografias feitas por ela desde o início dos anos 2000, quando se mudou definitivamente para o Brasil. O lançamento – que acontece a partir das 16h – contará com a presença da crítica de arte e professora Maria do Carmo Nino, da escritora, poeta e pesquisadora Maria Alice Amorim e da curadora Joana D´Arc Souza Lima, todas envolvidas no projeto. Elas vão comentar o livro e a fotógrafa fará a projeção de algumas imagens. O Museu da Cidade é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

As fotografias reunidas na obra apresentam um olhar curioso, apurado e sensível sobre o Nordeste. Um olhar hipnótico, inconsciente, de sulcos, marcas, pegadas, traços, linhas, composições naturais, entranhas, vísceras. Marcas de passagem, de tempo, rugas, registros, tatuagens.  A expressividade das texturas e das linhas é algo que se apresenta em boa parte das imagens. Segundo Maria do Carmo Nino, a publicação é, na verdade, um livro de artista. “Um objeto que pode ser apreendido com as mãos, objeto de desejo, objeto de curiosidade, objeto de beleza e feiúra”.

São 84 páginas que reúnem 96 fotos, realizadas desde os primeiros carnavais olindenses, em 1997, até um material exclusivo feito na Chapada Diamantina, em 2015, especialmente para o projeto. Petrolina, Recife, Olinda, Ipojuca, Ceridó, Triunfo são algumas das localidades pelas quais a fotógrafa passou. Há apenas uma imagem dos Alpes franceses que aparece ali um pouco para pontuar as origens da autora, mas sem deixar de dialogar com o restante do material.

Apesar do título, a artista explica que o sentido da palavra “paisagem” não é literal, não estão ali imagens clássicas de paisagens, mas uma provocação, um convite a interpretações. “O sentido é abstrato. A paisagem é aquilo que cada um vê nessas imagens que têm dimensões variadas, grandes ou minúsculas”, explica Dominique. O registro de um corte de cabelo aparece em diálogo com uma imagem de uma plantação de cana-de-açúcar; detalhes e texturas da pele saltam aos olhos, enquanto a composição de pedras remete a um beijo… Nesse processo, a artista pretende desconstruir o ideal de beleza, provocando o expectador.

Enquanto no livro Abecedário Nordestino – Caminho das águas (lançado em 2014) a artista se apropriou do poema O Cão Sem Plumas, de João Cabral de Melo Neto, para norteá-la, agora ela convidou Maria Alice Amorim para escrever um poema especialmente para a obra. Inclusive, a poetisa chegou a acompanhá-la na realização de algumas das imagens mais recentes. O poema Pays Sage recorta toda obra, tecendo um fio condutor para aquelas fotografias.

A artistaDominique Berthé (Brest, França, 1962) é uma das mais destacadas artistas visuais francesas radicadas em Pernambuco e em atividade, realizando trabalho escultórico, fotográfico e instalações que se caracterizam pela singular articulação entre, de um lado, o uso de materiais diferenciados (ferro, água, plástico, vidro, entre outros) e soluções construtivas (cortes, encaixes, dobras, nós) típicos de uma artesania construtiva, e, de outro, o emprego de uma linguagem plástica referenciada na história da arte contemporânea.

SERVIÇO

Lançamento do livro Paisagem – Dominique Berthé

Quando: Sábado, 5 de março

Horário: às 16h.

Local: Forte das Cinco Pontas – Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, s/n – São José, Recife)

Distribuição gratuita de 100 exemplares no lançamento

 

*Via assessoria