Meu nome é Carnaval de Pernambuco

 


Carnaval em Pernambuco começa após o réveillon. Não sabiam? Pois é, as prévias carnavalescas acontecem cedo, e servem para aquecer os ânimos e anunciar que o “negoço” tão esperado por milhões vulgo carnaval tá chegando “cá mulesta”. A eterna discussão sobre quem faz o melhor carnaval; Pernambuco, Bahia ou Rio de Janeiro, é uma tolice. As culturas destes lugares são extremamente distintas, então porque esta perda de energia em discutir o indiscutível. Na real, o melhor carnaval do mundo é no Brasil, e internamente a galera escolhe qual tipo de cultura e experiência carnavalesca deseja vivenciar.


Porém, é fato, e contra fatos não há argumentos, que Pernambuco tem o carnaval mais barato do Brasil. Aqui, brincam ricos e pobres, afrodescendentes e brancos, gordos e magros, enfim, todas as tribos gratuitamente. Os blocos saem nas ruas para todo mundo acompanhar. É claro que mesmo assim ainda existem camarotes aqui e acolá, que são para os que querem algo muito reservado e nada misturado, ou seja, atende a esta tribo também.

Foto: Poliny Aguiar

A abertura do carnaval de Olinda é na quinta-feira, e a do Recife na sexta. Alceu Valença abre o de Olinda e fecha o do Recife na terça, é tradição. No sábado, tem o faraônico Galo da Madrugada que é o maior bloco carnavalesco do planeta até hoje, atesta o Guinness Book. Apesar que, algumas facções regionais já tentaram e ainda tentam, tirar do Galo este título. O problema é que os pernambucanos não deixam “nem a pau” isso acontecer, pois é tradição de quase quarenta anos. A real é que o sábado de carnaval no Brasil é o Galo da Madrugada, e os demais estados respeitam esta hegemonia. Enquanto o mundo assisti ao Galo no Recife, as ladeiras de Olinda também pegam fogo, é o lance de atender as várias tribos, aos vários gostos.


Passam-se os dias, domingo, segunda, terça até chegar a quarta, com “trocentas” pessoas chorando de saudade daqueles momentos de folia que só vão se repetir em trezentos e sessenta e cinco dias depois. Cada dia de carnaval em Pernambuco é regado a tradição, cultura, folia, energia, irreverência, enfim, regados a amor do começo ao fim. Carnaval aqui é muito além do melhor que as pessoas podem imaginar. Pernambuco abre os braços e recebe todo mundo como se fosse da família. E na verdade é, da família carnaval. Daí cantamos:

“Quando fevereiro chegar, saudade já não mata a gente…”

Por Rodrigo de Magalhães

Fotos: Paula Maestrali