Exposições no Mamam e no Museu da Cidade do Recife como opções de lazer para o fim de semana


Público pode conferir a programação dos dois museus gratuitamente

Para acalmar os ânimos do pós-carnaval, a temporada de exposições nos museus de Arte Moderna Aluísio Magalhães – Mamam e da Cidade do Recife surge como opção de lazer para este fim de semana. Tem exposições sobre Chico Science, Rio Capibaribe, exibição de filmes, contação de histórias e muito mais. Os dois museus são equipamentos culturais gerenciados pela Prefeitura do Recife. A entrada é franca.

No Mamam se encontra em cartaz a exposição Clube de Arte Moderna, cujo objetivo é retomar a vocação original de clube de festa que o espaço tinha, entre os anos de 1914 e 1937. A ideia é resgatar esse tempo, para que o público possa vivenciar a época em que o local se chamava Clube Internacional Social e de Regatas do Recife. É um convite à memória deste espaço, que já foi também sede da Prefeitura do Recife. Para animar, resgatando o caráter festivo, estão convidados Dj Dolores, Evandro Q, Renato L, Mabuse e Educativo MAMAM. Também na programação do museu para o fim de semana, o público pode conferir o Cine Cabíria, com exibição do filme “Monsieux Verdoux”, do renomeado diretor Charles Chaplin. A sessão começa às 15h. No sábado e domingo, o Mamam abre das 13 às 17h.

No Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas) seguem em cartaz as exposições Chico Science e Rio Capibaribe. A primeira traz o universo criativo do músico pernambucano, líder do movimento manguebeat e foi idealizada por formandos do curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Numa homenagem, eles recriam o universo colorido e musical do cantor que faria 50 anos este mês se estivesse vivo, retratando o cotidiano das ruas e mangues do Recife, elementos sempre presentes na obra artista. São 25 fotografias com impressão fine art e variação de tamanho entre 60×40 e 20×30, desenvolvidas na disciplina de Montagem de Portfólio e Curadoria, ministrada pela professora Germana Soares.

A segunda é a exposição Capibaribe, Meu Rio. Uma homenagem a um dos mais belos cartões-postais da cidade. Fotografias desde 1940 até os dias atuais, áudios de poetas que citam o rio em suas obras, imagens cartográficas e curtas-metragens, contam a história do rio que corta a cidade. A exposição também oferece contação de histórias sobre o Capibaribe, para estudantes. As escolas devem realizar agendamento prévio pelo email: educativomcr@gmail.com ou pelo telefone 3355-9558.

As exposições do Museu da Cidade do Recife ficam em cartaz até o fim de fevereiro e podem ser conferidas, aos sábados e domingos, no horário das 9h às 17h.

 

*Via assessoria