Plural, lúdico e híbrido: Festival Arte no Parque oferece atividades gratuitas

 


Fotografia, cinema, música e artes visuais integram a 1ª edição do festival, que acontece de 19 a 24 de janeiro no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela

O Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, no Recife, receberá a primeira edição do Arte no Parque entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2016 (de terça-feira a domingo). O festival idealizado pela fotógrafa e produtora cultural Luciana Ourique conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do Estado de Pernambuco. O objetivo é estimular o desenvolvimento da cultura, da inclusão social, da acessibilidade e da troca de conhecimento através das artes integradas. A programação gratuita, e para toda a família, proporcionará atividades nas áreas de fotografia, cinema, música, artes visuais e literatura.

Plural, lúdico e híbrido, o Arte No Parque já chega com uma programação diversificada e com conteúdo relevante em sua primeira edição. “A ideia é passar um dia produtivo no parque, num local aberto e arborizado, com muita arte envolvida. É provocar um clima de exteriorização coletiva da diversão, cultura, música e todos os desdobramentos emocionais e culturais que a arte pode promover”, explica a produtora cultural Luciana Ourique.

Arte no Parque oferecerá uma série de atividades como oficinas, projeções de fotografias e vídeos, mostra de cinema, exposição, performances artísticas e muita música. A área musical é um dos grandes destaques. O público poderá aproveitar apresentações diversificadas e com foco na música instrumental. O festival terá em sua programação as apresentações do projeto Batuqueiros do Silêncio, do percussionista Gilú Amaral, dos cantores Isaar e Maciel Salú, da cantora Lu Rabelo, do trio de jazz Inconsciente Coletivo e do projeto Areia & Grupo de Música Aberta.

Para ensinar, o Arte no Parque conta com um time especial de artistas e outros profissionais conhecidos nacionalmente. As atividades educativas no Sítio Trindade serão ministradas pelo fotógrafo GHustavo Távora,  professor e cineasta Marcelo Paes de Carvalho, designer e grafiteiro Johny C., artista visual Lia Letícia,  VJ Mary Gatis, fotógrafa Ivana Borges, entre outros nomes.

As ações educativas serão oferecidas durante os dias de semana, tendo a culminância no final de semana. Já a programação com vivências, intervenções urbanas, performances, contação de histórias (com tradutor de Libras), workshops e shows será realizada durante o final de semana (23 e 24 de janeiro).

Para participar das oficinas, o interessado deverá efetuar a sua inscrição antecipadamente no http://www.festivalartenoparque.com.br/cadastro/. Exclusivamente para estas ações educativas, o Arte no Parque oferece 20 vagas por atividade, que serão preenchidas por ordem de inscrição. As demais atividades são abertas ao público. Então é só chegar no dia e no horário marcados e participar.

Para completar a programação, o festival recebe a “Feira Arte No Parque”, nos dias 23 e 24 de janeiro (sábado e domingo). Com uma agenda recheada de literatura e artes visuais, a iniciativa terá a comercialização de livros, objetos de arte, fotografias, entre outros produtos. A atividade será uma boa oportunidade para incentivar o consumo consciente, além de conhecer o trabalho de produtores locais independentes.

E para garantir ainda mais conforto ao público, o Arte no Parque também terá uma área dedicada à alimentação. Várias food bikes participarão do evento com suas comidinhas. No cardápio, apenas opções saudáveis de alimentos e sucos. E esta será também uma ótima oportunidade de conhecer e adquirir produtos locais.


Serviço:

Arte no Parque

Quando: de 19 e 24 de janeiro de 2016 (de terça-feira a domingo)

Onde: Sítio Trindade (Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela – Recife)

Entrada: gratuita

Email: festivalartenoparque@gmail.com

Programação e inscrições: http://www.festivalartenoparque.com.br

Redes sociais: fb.com/festivalartenoparque e instagram.com/artenoparque


*Via assessoria