Grupo internacional formado por mulheres anima prévia do Essa Fada

 


LADAMA Project é atração do segundo ano do bloco feminista

Depois de levantar a pauta do feminismo em pleno Carnaval, o Grêmio Anárquico Feminazi Essa Fada chega ao segundo ano incrementando a mistura entre folia e visibilidade para questões femininas apresentando na sua prévia o grupo internacional formado exclusivamente por musicistas mulheres, o Ladama Project. A apresentação, que acontece na semana pré-carnavalesca, no dia 3/2, no Garage Food Trucks, no Espinheiro abre a turnê da banda pelas Américas.

“Participar do Essa Fada é uma confluência do nosso projeto, já que nosso objetivo com o LADAMA é abordar a desigualdade de gênero em todos os aspectos da produção musical. Nada mais oportuno que nos unirmos a ideias que, como nosso projeto, abraçam a causa feminista impactando a comunidade com diversão e arte. Que as mulheres possam se expressar cada vez mais, na música, no Carnaval e em todos os espaços da sociedade”, comenta a percursionista pernambucana Lara Klaus, representante brasileira na banda formada ainda pela bandolinista venezuelana Maria Gonzalez, a cantora colombiana Daniela Serna, a guitarrista nova-iorquina Sara Lucas e a também estado-unidense Aurora Nealand, saxifonista de Nova Orleans.

No repertório, as meninas prometem um encontro cultural interamericano, apresentando entre composições próprias e o cancioneiro popular expressivo de cada um de seus países, um passeio por ritmos como jazz, folk, frevo, curralao, cumbia e pop. Depois do Recife (única parada no Brasil), a turnê segue pelos países das integrantes, passando por Bogotá e San Basílio de Palenque, na Colômbia, Caracas e Barquisimeto, na Venezuela, e encerram a temporada nos Estados Unidos, passando por Nova Iorque e Nova Orleans.

E já que a ideia do Essa Fada esse ano é expandir e reverberar a expressividade feminina, imagens da premiada fotógrafa Pri Buhr  estampam frases de músicas brasileiras que reverenciam a mulher nos imãs de geladeira do bloco, novidade deste ano além das camisetas e vestidos. A marca da agremiação também amadurece para dialogar com a diversidade. A referência fálica ao obelisco de Francisco Brennand dá lugar a um prazer protagonista e na autosuficiência da fada-personagem.


SERVIÇO

Grêmio Anárquico Feminazi Essa Fada

Prévia, 3/2, 12h | Garage Food Truck, 16h – Rua Padre Silvino Guedes, 65 ( ao lado da igreja do Espinheiro)

Saída no Carnaval, segunda, 16/2, 10h, Sítio Histórico, Olinda

Informações: (81) 99333.3720

https://www.facebook.com/gremioessafada

blocoessafada@gmail.com

http://www.ladamaproject.org/portuguese

 

*Via assessoria