Getúlio Cavalcanti comanda Noite dos Flabelos do Bloco da Saudade

 


Carnavalesco apresenta, nesta sexta (15), a serenata Carnavalcanti, ao lado de coral e dos filhos Alessandre e Cássio. Na ocasião haverá ainda o 1º acerto de marcha do Bloco da Saudade

A programação do Bloco da Saudade para o Carnaval continua nesta sexta-feira (15), com a realização do 1° Acerto de Marcha e da 7ª Noite dos Flabelos – evento que reúne agremiações líricas para celebrar os prazeres e lembranças dos velhos carnavais. Além da Orquestra do Bloco da Saudade, que toca com o coral, também se apresenta a serenata Carnacavalcanti – composta pelo o músico Getúlio Cavalcanti e seus filhos Alessandra e Cássio. O encontro ocorre na sede da AABB, nas Graças, a partir das 22h.

“É um encontro lindo que realizamos com nossos blocos-irmãos para confraternizar e antecipar a alegria do Carnaval. Neste ano, aproveitamos para reuni-los em nosso primeiro acerto de marcha”, diz Isabel Bezerra, presidente do Bloco.  Cerca de 20 agremiações foram convidadas para o Acerto de Marcha/Noite dos Flabelos.

Os encontros do Bloco da Saudade começaram no último domingo (10), com a “Manhã de Sol – É pra matar a saudade”. O próximo acerto de marcha ocorre dia 22. No dia 29 de janeiro, haverá o 31º Baile do Bloco da Saudade, que já se inseriu no calendário carnavalesco como uma das mais animadas prévias do Estado. Todos os eventos ocorrerão na AABB.

Na História, o flabelo é um leque de penas de avestruz usado nos cortejos papais. Depois, o termo foi tomado pelos blocos de frevo lírico para batizar os seus abre-alas. É o equivalente do estandarte dos frevos de rua, diferindo na origem (a do estandarte é militar), no formato (o flabelo tem forma de leque) e no material empregado em sua confecção (o estandarte usa tecido, enquanto o flabelo se vale de materiais rígidos).

HISTÓRIA Idealizado pelo compositor Edgard Moraes em seu frevo de bloco “Valores do Passado”, o Bloco da Saudade foi às ruas pela primeira vez em 24 de fevereiro de 1974, domingo de Momo, por iniciativa do músico Antonio José Madureira e do Jornalista Marcelo Temporal Varella. As finalidades principais era resgatar os Carnavais de bloco e de rua do Recife que, naquela época, vivia dos bailes nos clubes sociais. Objetivo alcançado, a agremiação conquistou o respeito dos foliões e hoje é detentora do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

Serviço:

Evento: 1° Acerto de Marcha / 7ª Noite dos Flabelos

Data: 15/01 (Sexta-feira), às 22h

Local: AABB – Rua Dr. Malaquias, 204 – Graças

Ingresso (na portaria) – R$ 30,00

Programação Ensaios:

Dia 15/01 (Sexta-feira) – 1º Acerto de marcha, às 22h, na AABB (Graças)

Dia 22/01 (Sexta-feira) – 2º Acerto de marcha, às 22h, na AABB (Graças)

Dia 29/01 (Sexta-feira) – 32º Baile do Bloco da Saudade, às 22h, na AABB (Graças)

Contatos para entrevista:

Isabel Bezerra (presidente do Bloco da Saudade) – 99145.9575

Diálogo Comunicação (assessoria de imprensa) – 3426.2263 / 99904.8305

 

*Via assessoria