Cineclube promove 2ª sessão em frente ao Teatro do Parque, centro do Recife

 


Quatro curtas serão exibidos nesta terça (26), às 18h30, um deles com trilha sonora executada ao vivo pelo músico Thelmo Christovam; após haverá debate sobre política cultural

Lançado em dezembro de 2015 como projeto de exibição permanente e com isso manter viva a memória do Teatro do Parque, o Cineclube CineRua traz para o centro do Recife filmes e atividades de rua que provoquem reflexões e debates sobre formas de pensar, ocupar e viver a cidade. A segunda sessão será nesta terça (26), às 18h30, com a exibição de quatro curtas metragens – o primeiro deles, inédito no estado.

Nesta segunda edição serão exibidos os curtas “Projeto Beirute” (RJ, 2015), de Anna Azevedo, “BBC Olinda” (PE, 2009), de Lourival Cuquinha, “Noites Traiçoeiras” (PE, 2014), de João Lucas, e “Jogo de Luzes: Opus 1, 2, 3 e 4” (Lichtspiel: Opus 1, 2, 3 e 4, Alemanha, 1921-24), de Walter Ruttmann, com trilha sonora ao vivo de Thelmo Cristovam. Com a proximidade do carnaval, a curadoria optou por filmes que se relacionem com a coreografia delirante (entre o real e a fantasia), a greia política e cultural, a boemia popular e uma sequência de abstrações geométricas, dinâmicas e coloridas (Ruttmann).

A abertura será feita pelo palhaço Cabeça de Espantalho. Após a exibição haverá debate com os realizadores presentes, seguido de uma conversa sobre política cultural. Foram convidados o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, e os ativistas Oséas Borba Neto (Teatro do Parque Resiste), Tiago Campos (Ocupe Cine Olinda), Neco Tabosa (Frente de Luta pela Cultura) e a designer Renata Gamelo.

O Cineclube CineRua é a primeira ação continuada do movimento #CineRuaPE, fundado em novembro de 2015 no ensejo de reunir esforços, promover atividades, estratégias e a conscientização da importância de se preservar os poucos cinemas de rua que restam no Estado. Ao propor exibições periódicas até que o Teatro do Parque seja entregue novamente à população, o #CineRuaPE sai em defesa de um dos principais espaços culturais da cidade, fechado para reforma desde 2010.

Histórico – O Teatro do Parque passou a exibir filmes um mês depois de sua inauguração, em agosto de 1915. Em 1929 foi comprado e modernizado pelo Grupo Severiano Ribeiro, que o reinaugurou no dia 29 de setembro, anunciado como “o mais bello, luxuoso e confortável cinema do norte do Brasil”. Em 23 de março de 1930 promoveu a primeira sessão de cinema sonoro do estado, com o filme “A divina dama”. O Teatro do Parque já foi também a casa da Orquestra Sinfônica Pernambucana e abrigou por muitos anos o Projeto Seis e Meia. Nos anos 1970 recebeu festivais de cinema Super 8. Em 1975 recebeu a Filmoteca Alberto Cavalcanti, que nunca funcionou efetivamente. O Festival de Vídeo de Pernambuco (atual FestCine) nasceu lá, em 1999. Nos anos 90, sob a programação de Geraldo Pinho, o Cinema do Parque se tornou a sala mais popular do Recife, com sessões a R$ 1 (um real) de filmes nacionais e estrangeiros.

Programação:

Apresentação: Cabeça de Espantalho

“Projeto Beirute” (RJ, 2015), de Anna Azevedo *

“BBC Olinda” (PE, 2009), de Lourival Cuquinha

“Noites Traiçoeiras” (PE, 2014), de João Lucas

“Lichtspiel: Opus1, 2, 3 e 4” (1921-24), de Walter Ruttmann**

* inédito no Recife

** trilha ao vivo de Thelmo Cristovam

Serviço:

Cineclube CineRua

Quando: terça-feira, 26/01, às 18h30

Onde: em frente ao Teatro do Parque (Rua do Hospício – Boa Vista)

Informações: (81) 99675-6252 / (81) 99617-6008


*Via assessoria