Casa da Rabeca celebra a 21ª Festa de Reis

 


Festividade encerra ciclo natalino com apresentações culturais gratuitas

Exaltando a cultura popular do Nordeste e de Pernambuco, a Casa da Rabeca inicia o ano de 2016 com uma de suas mais célebres manifestações culturais – a Festa de Reis. No dia 06 de janeiro, o espaço encerra o ciclo natalino com apresentações culturais de dez grupos oriundos de Pernambuco e da Paraíba. As atrações iniciam às 19h. A entrada é gratuita.

O festejo mescla elementos da cultura popular com o eruditismo católico. A tradição da Festa de Reis, que homenageia os Três Reis Magos, é proveniente de Portugal. Durante o período colonial, o costume se entranhou ao povo brasileiro, mesclando-se aos costumes e ganhando nova roupagem. Hoje, a comemoração é feita com performances que envolvem ritmos, indumentárias e sons próprios da Zona da Mata de Pernambuco, como, por exemplo, o Cavalo Marinho.

Para celebrar a data, a Casa da Rabeca receberá dez grupos do folguedo, típico da Zona da Mata. Oriundos de municípios de Pernambuco e da Paraíba, os conjuntos apresentam performances que fazem reverência ao Dia de Reis, que encerra o calendário natalino. Os grupos vão encantar o público evocando o que há de mais poético na nossa cultura. As apresentações reúnem elementos como poesia, teatro, dança e música, formando um espetáculo lúdico e fantástico para todos os gostos e idades. Além disso, haverá a apresentação do grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada.

“Essa é uma forma de lembrarmos a nossa tradição, que deve ser perpetuada cada vez mais. Precisamos sempre reafirmar nossas raízes”, afirma Pedro Salustiano, que é organizador do evento. Esta é a 21ª edição da Festa de Reis da Casa da Rabeca, que foi idealizada pelo Mestre Salu, rabequeiro e brincante pernambucano falecido em 2008. O evento tem patrocínio da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO:

21ª Festa de Reis

Quando: quarta-feira, 06 de janeiro de 2015.

Onde: Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)

Horário: 19h

Entrada gratuita.

Mais informações: 3371.8197

• Programação:

Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda; Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda; Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança; Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado; Cavalo Marinho Boi Coroado de Araçoiaba; Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado; Cavalo Marinho Boi Brasileiro de Condado; Cavalo Marinho do Mestre Batista de Aliança; Família Salustiano e a Rabeca Encantada; e participação especial do Cavalo Marinho da Paraíba Mestre Gasosa da cidade de Bayeux.


*Via assessoria