Short, short-saia ou legging: qual é a peça ideal para cada tipo de corpo?

Conhecer detalhes importantes do biotipo corporal, faz toda a diferença na hora da escolha


 

Já passou o tempo em que as roupas usadas para ir à academia ou praticar atividades físicas eram aquelas velhinhas, que estavam guardadas no fundo do armário. Atualmente, os looks ganharam novas cores, estampas, formas e tecnologia para deixar as mulheres ainda mais bonitas e confortáveis na hora do treino. Além das camisetas e tops, há diversas opções de shorts, shorts-saia e leggings. Mas, com tantos modelos disponíveis no mercado, como saber qual peça é mais indicada para o seu tipo de corpo? Andrea Albuquerque, da Pratadacasa, dá algumas dicas para quem quer aprender a valorizar os pontos positivos e esconder os negativos.


Para começar, é importante analisar alguns pontos importantes do biotipo de cada um, como altura, peso, estrutura corporal, idade e estilo. A partir daí é possível escolher a peça que se adapta melhor às curvas do corpo. Os shorts e bermudas, por exemplo, podem ser utilizados por qualquer corpo. A única ressalva é para as baixinhas, que devem optar por peças no comprimento acima do joelho para não achatar o corpo e dar a impressão de pernas curtas. O inverso também funciona para as mais altas, que não devem escolher shorts muito curtos, já que eles vão chamar a atenção para as pernas, deixando-as mais compridas que o normal.

Para as que preferem os shorts, mas não gostam de deixar o bumbum marcado, a dica é optar pelos shorts-saia. Eles são juntos por dentro e soltinhos por fora e, por isso, não marcam a região deixando a pessoa mais à vontade para realizar os exercícios. Além disso, a peça deixa o look mais feminino e pode ser usado sem medo de errar.


As leggings são as companheiras inseparáveis de quem não quer fazer feio na produção. As de cor preta são as coringas para apostar sem receio, principalmente para as gordinhas, porque ajudam a esconder os excessos. As estampadas, por sua vez, estão super em alta, mas devem ser evitadas porque aumentam o volume do corpo, portanto não devem ser usadas por quem quer disfarçar a coxa, bumbum e quadris. “Já quem tem um corpo malhado pode usar estampas, mas deve fazer combinações com cores neutras. E é preciso atenção para a roupa não marcar muito, especialmente os quadris e virilhas, pois isso deixa o look vulgar”, sugere Andrea.

As baixinhas devem usar looks monocromáticos, shorts e bermudas ou calças compridas com listras verticais alongam e dão a impressão de mais alta, além de evitar as leggings curtas. “Se você está malhando para diminuir medidas, não se intimide. Invista em combinações monocromáticas, listras verticais, cores escuras e camisetas próximas ao corpo nem muito largas, nem muito coladas. Para as muito magrinhas a dica são as linhas horizontais. Por isso invista em camisetas com este tipo de estampa. O visual também funciona com peças claras, estampas e sobreposições”, ensina.


A dica de ouro que vale para todas é nunca escolher peças apertadas demais. “A roupa deve privilegiar o conforto e favorecer os movimentos dos exercícios. Por isso, a preferência é por peças funcionais, materiais específicos para a prática esportiva e tamanhos adequados para o corpo de quem vai se exercitar”, finaliza.

 

*via assessoria