Músicos e produtores culturais do nordeste criam caravana para São Paulo

 

Encontro vai reunir pela primeira vez em São Paulo, músicos e produtores culturais dos estados da Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe

Reunidos pelo mesmo propósito! O grupo de músicos e produtores culturais da Rede Missão da Terra Flamejante embarca para São Paulo para participar da Semana Internacional de Música – SIM SP, que será realizada entre 2 e 5 de dezembro. ‘Este é a primeira viagem coletiva com 12 profisisonais que representam os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas”, afirma o produtor cultural Alejandro Vargas, membro-fundador da rede e produtor cultural há 6 anos. “A iniciativa partiu da vontade de integrar cada vez mais o setor da música do nordeste entre si e com outras regiões do Brasil. O principal objetivo da Terra Flamejante é criar oportunidades para circular e difundir a nova música produzida nestes estados’, explica.


A jornalista e produtora pernambucana Elayne Bione afirma que esta viagem só foi possível após a plataforma Terra Flamejante ser contemplada no Edital de Intercâmbio do Minc. “Estamos inseridos num mercado cultural brasileiro que nos obriga a reunir esforços e sair da zona de conforto, o que é crucial para o desenvolvimento da carreira do artista. E a Terra Flamejante é uma tentativa de trabalhar com outros profissionais na perspectiva de criar novos cenários, alternativas de trabalho e crescimento”, argumenta. “Recife, João Pessoa, Natal, Maceió e Aracaju estão todas conectadas por meio de iniciativas que potencializam a produção cultural regional. Queremos aumentar o diálogo com o mercado nacional e internacional, e acreditamos que estar na SIM SP será um passo importante para a nossa rede”, afirma o paraibano Alexandre Santos, que desenvolve projetos culturais com Parahybólica Cultural há 4 anos. O coletivo alagoano Popfuzz e o Coletivo Música Experimental de Natal também integram a delegação nordestina, juntamente com as bandas Caapora (PE), Kalouv (PE), Feiticeiro Julião (PE) e os produtores pernambucanos Thais Vidal e Tiago Calazans.


MISSÃO EM SÃO PAULO

A partir do aporte cedido pelo MINC para custear as passagens aéreas, o grupo se prepara de forma coletiva para lidar com os custos de alimentação, transporte e hospedagem na grande capital. “Mas a nossa missão é chegarmos juntos na SIM SP e mostrar o que estamos produzindo na nossa região. Participar das Rodadas de Negócios, assistir às palestras e fazer novos contatos compensam todo o esforço que o grupo vem fazendo para sair da inércia”, explica Elayne, que também é membro da MMF Latam, Associação Latinoameircana de Managers, no qual tem aprendido a experiência de trabalhar em grupo. “Muitas vezes o resultado de um trabalho em grupo não é o lucro monetário imediato, mas sim a possibilidade de criar novas formas de relacionamento e conexões, diferentes dos moldes mercadológicos convencionais”, afirma a jornalista.

Durante a estadia em São Paulo, o grupo também promove outras atividades de integração com a cena cultural paulista. Em 4 de dezembro, a partir das 19h, a Terra Flamejante realiza a primeira edição da noite de #Cantautor em SP com a participação do músicos pernambucanos Alex Guterres e Júlio Castilho (Feiticeiro Julião), que passa uma temporada na capital paulista. O show será gratuito no Espaço Parlapatões, localizado na Praça Franklin Roosevelt, 158, na Consolação.

 

*Via assessoria