Semana Hermilo começa nesta quarta-feira, 08

 


Evento traz exposição fotográfica, leituras dramáticas e peças com entrada franca ao público

A Semana Hermilo tem início nesta quarta-feira, dia 8 de julho, no Centro Apolo-Hermilo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife. Até o dia 12 de julho, o público vai poder mergulhar na obra de um dos autores pernambucanos mais renomados no Brasil e no mundo, através de bate-papos, leituras dramáticas e apresentações teatrais. A abertura, a partir das 20h, marca também o lançamento da exposição fotográfica OlhONu em Cena, do fotógrafo Marcelo Lyra, morto no acidente de avião em Santos/SP, que vitimou ainda o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos e outras quatro pessoas. A entrada é franca e a realização é da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Ainda na noite de abertura da Semana Hermilo, será apresentada a perfomance “Rabequeiros, sim senhor!” Ela conta com integrantes da turma do curso de rabeca, que acontece todo sábado no Apolo-Hermilo, fruto de uma parceria do centro com o professor Cláudio Rabeca. O grupo, que está se formando no próximo mês de julho, apresentará cinco composições. Em seguida, a Cia. Construtores de História apresenta o espetáculo “O Palhaço Jurema e os peixinhos dourados”. Finalizando a noite, um bate papo sobre o homem e a obra de Hermilo Borba Filho acontece com a participação da secretária de Cultura Leda Alves e do secretário executivo de Gestão Cultural Williams Sant’anna.

De quinta (9) a sábado (11), a programação começa sempre às 20h. Na quinta-feira, quem abre a noite é a performance de Azaias Rodrigues, intitulada “Mucurana – de mundo afora e história adentro”. Logo depois, alunos do Instituto de Cultura Técnica realizam uma leitura dramática do texto “A Donzela Joana”. Encerrando a noite, será a vez do público trocar idéias sobre o patrono do evento, com o gerente geral do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apol-Hermilo, Carlos Carvalho.

Na sexta-feira (10), a noite começa com a leitura dramática do texto “O General está Pintando” que será realizada pelo “O Poste Soluções Luminosas”. Em seguida, haverá bate papo com o autor, diretor, professor e ensaísta João Denys de Araújo Leite. No sábado (11), a Cia. Fiandeiras de Teatro apresenta a leitura dramática do texto “As Meninas do Sobrado” e, a seguir, o gerente de Artes Cênicas do Recife, Romildo Moreira,trocará idéias com o público presente. No domingo (12), encerrando a programação da Semana Hermilo, será encenado o espetáculo “Sebastiana e Severina”, de Cláudio Lira e Teatro Kamikaze, a partir das 16h.

Paralela à programação noturna, será realizada durante as manhãs uma Oficina de Cavalo Marinho com o Mestre Grimário. Voltada para os amantes da cultura popular e para aqueles que possuem curiosidade no folguedo, a ação acontece das 8h às 12h, a partir da quarta-feira (08). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na administração do Centro Apolo-Hermilo, na Rua do Apolo, 101, Bairro do Recife.

Para a secretária de Cultura Leda Alves, as novas gerações devem conhecer o trabalho de Hermilo Borba Filho. “A realização de mais uma semana se ver este de uma esperança nova, no sentido de despertar o interesse pelo escritor Hermilo, considerado por muito um escritor maldito. Toda sua obra é renovada cada vez que é lida ou encenada”, afirmou. Segundo o gerente do espaço, Carlos Carvalho, é importante trazer para o público de hoje a obra e a história de um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro. “Hermilo Borba Filho teve papel fundamental para que se olhasse o teatro da cultura popular com outros olhos. Foi ele o responsável pela criação do Teatro de Estudantes de Pernambuco e o Teatro Popular do Nordeste. Sem contar que ele é um dos pernambucanos mais traduzidos em todo o mundo”, comenta.

Serviço:

Semana Hermilo

Quando: de 8 a 12 de julho

Horário: quarta a sábado, às 20h. Domingo, 16h

Local: Centro Apolo Hermilo, Rua do Apolo, 101, Bairro do Recife

Informações: 3355.3318/3319


*Via assessoria