Raridades da arte pernambucana na exposição “Sete_Modernos”

 


Obras de Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Francisco Brennand, João Câmara, Reynaldo Fonseca e José Cláudio marcam a mostra de estreia da GaleriaSete, no Recife


Em sua primeira exposição, a GaleriaSete selecionou obras raras – algumas inéditas no Estado – dos principais artistas modernos pernambucanos para compor “Sete_Modernos”. A mostra coletiva apresenta 16 quadros de sete desses grandes pintores: Vicente do Rego Monteiro, Cícero Dias, Lula Cardoso Ayres, Francisco Brennand, João Câmara, Reynaldo Fonseca e José Cláudio. A abertura será dia 10 de junho para convidados no Recife Trade Center, e o público poderá conferir a exposição, com acesso gratuito, durante dois meses, de 11 de junho a 11 de agosto. A curadoria é de Daniel Maranhão e Thomaz Lobo, sócios da GaleriaSete.

Dos 16 quadros em exposição, três merecem destaque. Uma tela de Cícero Dias da década de 40 é algo raríssimo em uma mostra no Recife. Toda a produção desse período – que resulta nas pinturas mais importantes do pernambucano, criadas quando ele estava exilado em Portugal após ser preso na Alemanha – encontra-se na Pinacoteca de São Paulo, no MAM (RJ) e no acervo dos principais colecionadores do mundo. As obras refletem grande influência do cubismo, fato justificado pela estreita relação de amizade de Cícero com Pablo Picasso. É a grande oportunidade para os pernambucanos verem de perto um quadro dessa década.

Também em 40, Vicente do Rego Monteiro pintou três telas retratando Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Recife. Uma delas está exposta no Museu do Estado de Pernambuco. Outra integra a coleção do marchand Jean Boghici, no Rio de Janeiro. A terceira obra reapareceu em 2014 e foi adquirida pela GaleriaSete. A madona de Vicente, o ‘elo perdido’ dessa tríade, estará na mostra.

“Ex Votos”, obra-prima de Lula Cardoso Ayres, datada de 1952, foi escolhida pelo próprio artista para o cartaz e o catálogo da sua maior exposição retrospectiva, no Palácio do Itamaraty, em 1972. Recentemente, o tesouro foi redescoberto pelo curador do MASP, que o requisitou para integrar a mostra “Histórias Mestiças”, realizada no Instituto Tomie Ohtake (SP), em 2014. Parte do acervo da GaleriaSete, a tela do mestre Lula Cardoso Ayres será, pela primeira vez, apresentada ao público pernambucano. Reproduzida em todos os livros do artista, foi escolhida para ilustrar o convite da “Sete_Modernos”.

Um panorama do trabalho de Lula, com seis obras do período de 1941 a 1969, poderá ser conferido na exposição. Além de “Ex Votos”, dois quadros são da série “Assombrações do Recife”, resultado de um convite que Gilberto Freyre o fez para ilustrar o livro “Assombrações do Recife Velho”. Também expostos estarão “Saída de Missa”, de 1941; “Caboclo de Lança”, de 1969; e um painel de 1947 que marca a transição da pintura figurativa para a abstrata, com a simplificação dos traços e utilização de formas geométricas.

SERVIÇO
Exposição “Sete_Modernos”
Na GaleriaSete – Recife Trade Center:  Av. Domingos Ferreira, loja 71, Boa Viagem, Recife
Abertura: 10 de junho, às 19h (para convidados)
Em cartaz de 11 de junho a 11 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 19h (aberto ao público)
Informações: 81. 3325.1656
www.galeriasete.com.br

 

*Via assessoria