Espetáculo Borderline faz temporada no Teatro Apolo

 

O monólogo fala das questões do íntimo humano. Relações familiares, com redes sociais e consequências da geração dos anos 90 também são abordadas.

O espetáculo Borderline desembarca pela primeira vez em Recife, para uma temporada de um mês, no teatro Apolo, no bairro do Recife. Baseado no conto Borderline – O Cangaço e o Carcará Sanguinolento, do diretor e dramaturgo Junior Dalberto, o monólogo fala sobre as questões do íntimo humano. Relações familiares, com redes sociais e consequências da geração dos anos 90 também são abordadas.


A peça é inspirada no pouco conhecido “transtorno de personalidade limítrofe”, ou melhor, o transtorno de borderline. O espetáculo visa espelhar e fazer refletir sobre posturas éticas e morais estabelecidas na atualidade, sua cosmopolitividade e inconsequência. Para isso, Rutras – personagem vivido pelo ator José Neto Barbosa – conta fatos de sua vida, preso ao que chama de “concha” – um hospital psiquiátrico ou sua própria mente em devaneio.


Rutras relata sem culpa sua estreita relação com a morte. Tem um olhar radical e metafórico sobre sua criação e referências enquanto vícios, vaidades, sexualidades, religião e até mesmo machismo. Desde pequeno é acompanhado por terapeutas e apresenta fixação em coisas e pessoas, mostra tendência ao sadismo. Descobre seu primeiro amor. O libido sexual é intenso, e isso o faz transferir o mundo cyber para o seu real.


Ele quer ser o centro das atenções em todas as situações com automutilações físicas e psicológicas. Passa por desencontros e acontecimentos marcantes. Rutras é fruto de uma geração marcada por imposições individualistas e camisinhas rasgadas. Até que ponto a realidade é verdade ou não, o que é a lucidez e a loucura nos tempos atuais. Tudo é contado em momentos de surtos, sem omissão de detalhes.

Serviço

O quê: Espetáculo Borderline estreia no Recife

Quando: em junho

Sábados às 20h e domingos às 19h.

Onde: Teatro Apolo, no Recife Antigo.

Ingressos: vendas antecipadas e promocionais, com 50% de desconto, já estão acontecendo no site http://www.eventick.com.br/borderline.

Espetáculo – A peça é da S.E.M. Cia de Teatro e já tem mais de 25 apresentações desde que estreou em agosto de 2013. Sucesso de público e crítica, com todas as temporadas lotadas, o espetáculo é fruto de uma parceria do ator José Neto com o diretor e também dramaturgo Junior Dalberto.

A peça ocupou o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel em Natal e teve participação, em 2014 e 2015, no Festival de Teatro de Curitiba/Paraná, um dos maiores do Brasil. Também foi indicado Melhor Espetáculo de Teatro no júri popular do Troféu Cultura RN 2013, premiado nos júris oficiais como Melhor Ator no Troféu Cultura RN 2013 e Melhor Ator Revelação 2013 no prêmio Profissionais do Ano, do Sindicato dos Artistas do RN.

Participou do 1º Festival Evoé de Espetáculos Teatrais em Exu/Pernambuco, levou quatro prêmios (Melhor Ator, Melhor Espetáculo, Melhor Maquiagem e Melhor Cenografia) e teve mais três indicações (Melhor Texto, Melhor Iluminação e Melhor Direção).


Texto – O livro com o conto Borderline – O Cangaço e o Carcará Sanguinolento é do diretor do espetáculo e também dramaturgo Junior Dalberto. Foi lançado em 2013 e teve sua primeira edição esgotada. Premiado Destaque Literatura no Troféu Cultura RN 2013, teve apreciação na University of Cambridge. Também foi lançado em E-book por quatro editoras em oito idiomas. A versão teatral da Cia foi lançada no livro O Teatro Mágico II pela Lei Câmara Cascudo.

Ator – Apesar da juventude, o ator potiguar José Neto Barbosa está há 12 anos na estrada como ator, com experiências em teatro e no campo audiovisual. Com mais de 30 vivências teatrais e 23 experiências no audiovisual, já faturou sete prêmios de Melhor Ator e é fundador da S.E.M. Cia de Teatro.

CIA – S.E.M. significa “Sentimento, Estética e Movimento”, busca a pesquisa das questões e inquietudes do humano e suas intimidades, os sentimentos no seu profundo conceito, a experimentação de estéticas teatrais e o movimento do fazer teatral não apenas no ato de criação, como também em sua inserção e contribuição para a sociedade. O teatro como elemento modificador.

A Cia de Teatro surgiu no RN com a necessidade do jovem artista José Neto Barbosa de oficializar seus estudos que vinham desde o Grupo de Teatro Janela (2010). Agora, prepara-se para novas montagens teatrais e ampliação de repertório. Atualmente, também tem sede em Recife/Pernambuco, onde desenvolve pesquisa para a nova estreia – o monólogo “Crack”.


*Via assessoria