Doc português Cavalo Dinheiro será exibido nesta quinta-feira (7), no Cine PE

 


Em reforço ao comunicado oficial realizado ontem à noite, no Cine São Luiz, a direção do Cine PE registra que o documentário português Cavalo Dinheiro, cuja exibição havia sido cancelada ontem pela manhã, será projetado depois de amanhã (7), à noite, no Cine São Luiz, dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens.

É que ontem (4), no final da tarde, a cópia do filme em DCP, enviada da Argentina, chegou a São Paulo. “Como o motivo que inviabilizou a projeção na data programada  foi o grande atraso na entrega da cópia, agora será possível encaixá-lo na grade do festival e exibi-lo pela primeira vez no Brasil. Estamos aliviados e felizes”, explicou a diretora do Cine PE, Sandra Bertini.

A programação original desta quinta-feira (7), portanto, será mantida, com dois curtas-metragens e um longa-metragem em ficção. O filme Cavalo Dinheiro, com direção de Pedro Costa (Juventude em Marcha, As Pontes de Seravejo, O Sangue), será exibido após o filme O Amuleto, de Jefferson Dé. A exibição do primeiro curta-metragem da noite será às 19h.

VENTURA-Cheio de referências à Revolução de 25 de abril, Cavalo Dinheiro volta a ser protagonizado por Ventura, o emigrante cabo-verdiano que entrou no filme Juventude em Marcha e que Pedro Costa conheceu nas gravações de dois outros filmes), nos arredores de Lisboa: Ossos (1997) e No quarto da Vanda (2000).

Ventura vive uma espécie de descida aos infernos. São 104 minutos de uma viagem sem regresso num trem-fantasma de um Portugal assombrado pela guerra colonial, pela revolução pela descolonização, com Ventura como Orfeu em busca de uma Eurídice fantasma perseguido pelas assombrações do seu passado. Cavalo Dinheiro parece ser o delírio de Ventura no quarto de hospital onde o vemos no princípio do filme, um testamento à beira da morte, vendo a sua vida a passar à frente dos olhos.

O filme estreou no Festival de Locarno, na Suíça, em agosto do ano passado, onde Pedro Costa levou o prêmio de melhor diretor e foi visto também em 2014 no Festival de Cinema de Vanguarda, em Atenas, na Grécia, premiado como melhor filme. Cavalo Dinheiro foi exibido ainda no Festival Internacional de Múrcia, na Espanha e ganhou o prêmio de melhor longa-metragem, e no BAFICI, no mês passado, em Buenos Aires.  Este ano, o filme terá estreia comercial no Reino Unido, na França, Bélgica, Japão e nos Estados Unidos, país onde Pedro Costa, 55 anos, será alvo de uma retrospectiva.

Veja a programação desta quinta-feira (7 de maio):

MOSTRA PE

-História Natural (PE),Ficção, Direção: Julio Cavani, 12’

MOSTRA CURTA BRASIL

-Como São Cruéis os Pássaros da Alvorada (MG), Ficção, Direção: João Toledo Nogueira de Souza, 22’

-Simulacro (RJ), Ficção, Direção: Miguel Moura, 9’15”’

Intervalo

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS

-O Amuleto (SC/SP), Ficção, Direção: Jefferson Dé, 85’’

-Cavalo Dinheiro (Portugal), Ficção, Direção: Pedro Costa, 104’

*Via assessoria