Recife Antigo de Coração em edição cheia de solidariedade


Além da animação de sempre, 26ª edição do Recife Antigo de Coração abrigará uma Feirinha do Bem e cadastrará voluntários na plataforma Transforma Recife

Feira de doação de animais, exposição sobre mergulho em naufrágios, aula de Ioga, exposição de artes plásticas: tem de tudo um pouco na programação do Recife Antigo de Coração, que será realizado no próximo domingo (26), das 8h às 22h. Além de diversificado, o evento, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, estará solidário como nunca nesta 26ª edição.

Bem cedo, a partir das 7h, haverá uma pedalada em homenagem aos 70 anos do Hospital do Câncer. Depois, às 10h, vai ter a estreia do Show do Bem, projeto da cantora Adriana B que o Recife Antigo de Coração abraçou, reunindo uma gabaritada constelação de artistas locais para estimular o voluntariado.

O projeto contemplará cinco ONGs por mês, que farão parte da Feirinha do Bem, montada na Avenida Rio Branco, onde haverá arrecadação de alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal. Neste domingo, o artista solidário que se apresentará ao lado de Adriana, a partir das 10h, no palco montado no Marco Zero, será Alcymar Monteiro.

Ainda para estimular a solidariedade, será montado na Avenida Rio Branco, um quiosque do Transforma Recife, plataforma de voluntariado lançada pela Prefeitura do Recife para conciliar oferta e demanda de voluntários na cidade. Durante o Recife Antigo de Coração, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará cadastrando cidadãos voluntários.

Além de ajudar o próximo, quem for ao Recife Antigo vai poder conferir uma exposição do Centro de Mergulho Aquáticos sobre visitação de naufrágios, com fotos submarinas, vídeos e mostruário de equipamentos usados nos mergulhos. A exposição, que leva em conta o enorme potencial do Recife para esse filão turístico, será realizada das 8h às 12h, na Avenida Rio Branco. No mesmo horário, também na Rio Branco, o grupo Arte de Viver oferecerá aulas gratuitas de respiração e Ioga. À tarde, a avenida fechada para tráfego exclusivo de pedestres, recebe uma ação da ONG Julietas SOS Animal, que doará animais de vários portes e idades, vindos de vários abrigos da cidade. Todos devidamente vacinados.

Além dos shows de Andrea Luiza e Karyna Spinelli, quem for ao bairro terá outro motivo para dançar. Trata-se do projeto DDDança, da Secretaria de Turismo, que tem como objetivo antecipar as comemorações do Dia Mundial da Dança, celebrado todo 29 de abril, colocando o Recife Antigo inteiro para se movimentar, a partir da execução de várias coreografias ao longo da manhã. Mais tarde, das 15h às 22h, o tradicional projeto Dançando na Rua receberá um convidado ilustre: o Quinteto Violado.

Também não faltarão brincadeiras para a criançada no polo infantil, que contará com recreação, brinquedos infláveis, exposição de álbum de figurinha, oficina de cupcake, espetáculo de mágica e campeonato de botão.

Quem preferir competições mais movimentadas, o polo esportivo oferecerá as mais variadas modalidades, como futebol, vôlei, basquete de rua, parkour, patinação artística e tênis na Marquês de Olinda; futebol americano na Avenida Rio Branco; além de badminton e slackline na Rua Dona Maria César.

RECIFE CONVIDA

Nesta edição, o município convidado para desfilar suas belezas no Recife Recebe foi Arcoverde, município do Sertão do Moxotó, que é um importante polo cultural, comercial e de serviços. A cidade se fará representar num estande montado na Avenida Rio Branco por seu artesanato, além de suas principais tradições gastronômicas e culturais, como o Coco Raízes de Arcoverde, o Boi Maracatu Arcoverde e os forrozeiros Mazinho De Arcoverde, Paulinho Leite, George Silva e Wagner Carvalho.

MÚSICA NAS IGREJAS

Na segunda edição do projeto, o decateto de cordas da Orquestra Musical Life tocará, das 17h às 18h, sob a batuta do maestro Duda, na Igreja Madre de Deus. O repertório promete ser bem diversificado, indo dos clássicos de Vivaldi e Bach à brasileiríssima sonoridade de Tom Jobim e Luiz Gonzaga, passando até pelo pop.

PROGRAMAÇÃO

Polo Infantil

– Recreação “Brincando na Rua” – Av. Alfredo Lisboa – das 8h às 18h

– Campeonato de Futebol de Botão – Av. Alfredo Lisboa – das 8h às 18h

– Exposição de Álbum de Figurinhas – Av. Alfredo Lisboa – das 8h às 18h

– Oficina de CupCake – Av. Alfredo Lisboa – 10h às 11h

– Espetáculo Circense – Av. Alfredo Lisboa – 15h às 17h

– Teatro Infantil – Av. Alfredo Lisboa – 17h às 18h

Polo Esportivo

– Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus das 8h às 17h

– Futebol – Av. Marquês de Olinda – 8h às 17h

– Futebol Americano – Av. Rio Branco – 8h às 12h

– Badminton – Rua Dona Maria César – 8h às 17h

– Vôlei – Av. Marquês de Olinda – 8h às 17h

– Basquete de Rua – Av. Marquês de Olinda – das 8h às 17h

– Parkour – Av. Marquês de Olinda – 8h às 17h

– Tênis – Av. Marquês de Olinda – 8h às 17h

– Slackline – R. Dona Maria César – das 8h às 17h

– Patinação Artística – Av Marquês de Olinda 14h às 18h

Polo Musical

– Karynna Spnielli e convidados – Rua da Moeda – 15h às 18h30

Polo Cultural, Artístico e de Lazer

– Projeto DDDança – Av. Rio Branco – 8h às 12h

– Arcoverde – Av. Rio Branco – 8h ás 18h

– Exposição dos Artista Plásticos – Av. Rio Branco  – 14h às 18h

– Cantinho da CEPE – Av. Rio Branco – 8h às 18h

– Ação da Secretaria da Mulher – Av. Rio Branco – 8h às 12h

– Exposição de mergulho – Av. Rio Branco – 8h às 12h

– Aulões de Respiração e Ioga – Av. Rio Branco – 8h às 12h

– Adoção de Animais – Av. Rio Branco – 14h às 18h

– Exposição de Carros Antigos – Av. Rio Branco 12h às 17h

– Andrea Luiza: Marco Zero – 8h30 às 9h30

– Show do Bem com Adriana B: Alcymar Monteiro, Grupo da AACD e Guerreiros do Passo – Marco Zero – 10h às 12h

Recife Recebe – Arcoverde (Marco Zero 14h às 18h)

– Boi Maracatu Arcoverde – 14h às 14h30

– Forrozeiros arcoverdenses: Mazinho De Arcoverde, Paulinho Leite, George Silva, Wagner Carvalho – 15h às 16h30

– Coco Raízes de Arcoverde – 17h

Recife Sagrado

Música nas Igrejas – Igreja Madre de Deus, das 17h às 18h

Dançando na Rua
Com a participação Especial de Quinteto Violado: Praça do Arsenal – 15h às 22h

*VIA ASSESSORIA