O revival das pantalonas: sucesso dentro e fora das passarelas

 


Febre na década de 70 e peça ícone da moda hippie, a pantalona configura-se atualmente como clássico no guarda-roupa feminino. Devido à versatilidade de tecidos – estampados, lisos e listrados– os modelos são apostas acertadas em toda a estação.

O nome pantalona é derivado do francês “pantalon” que significa simplesmente “calça”. Comumente confundida com a calça flare, a primeira tem como característica marcante um corte reto e largo que vai desde a altura do quadril até a barra. Já a flare, também tem a barra larga, mas apresenta um formato justo até a altura do joelho.

Ambos os modelos, nas medidas certas para quem os veste, ajudam visualmente a alongar a silhueta e deixá-la mais estreita. Cuidados com a altura da barra são essenciais para garantir elegância ao look, comenta Magna Coeli, estilista da Refazenda. “É muito importante prestar atenção, por exemplo, ao comprimento da barra da calça. É essencial que ela não esteja muito longa, arrastando no chão e, também não muito curta, mostrando o tornozelo. A medida certa seria numa altura que a barra da calça cobrisse o calcanhar da sandália”, sinaliza a estilista. Ela alerta ainda para as proporções do look, principalmente em composições muito amplas, afinal, pode-se ter efeito contrário ao desejado. “A melhor opção é combinar as calças com uma blusa de shape mais seco e justo.

 

*Via assessoria