Eliminatórias do Concurso Rei e Rainha do Carnaval 2015 começam nesta terça


Vencedores receberão prêmio de R$ 18 mil reais e cumprirão agenda cheia com muito frevo no pé

Começa nesta terça-feira (13), às 15h, a primeira seletiva do concurso que vai revelar o Rei e Rainha do Carnaval 2015. A seleção acontece às 15h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife.  Ao todo, 49 moças e 24 rapazes participam da seletiva. O jurado será composto pelo ator Normando Roberto Santos, pelo diretor Carlos Carvalho e pelo produtor cultural Roberto Carlos.

Na primeira etapa, os candidatos deverão mostrar pleno domínio do português e conhecimento sobre a cultura pernambucana.  É o que afirma o ator e diretor, Normando Roberto: “Eles vão ter contato com o público e com a mídia e, além de mostrar conhecimento, deverão revelar interesse sobre o carnaval. Afinal, eles vão receber a chave da cidade para comandar a folia”.

No dia 16, a audição acontecerá no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Na ocasião, os participantes realizarão um desfile com roupas carnavalescas e deverão convencer o jurado com muito frevo no pé. Apenas 15 concorrentes de cada grupo serão selecionados para a grande final.

O último dia do concurso será no dia 21, no Pátio de São Pedro. O Grupo de Capoeira São Salomão, de Casa Amarela, vai abrir o evento com apresentação em homenagem à capoeira, que recebeu da Unesco o título de patrimônio imaterial da humanidade, em novembro de 2014.

A origem de Momo e da Rainha do Carnaval é antiga. “A figura de Momo surgiu na Grécia Antiga e foi incorporada ao universo da Commedia Dell’Arte até chegar em nossos carnavais. Já a rainha do carnaval aparece na década de 50”, explica o Assessor Técnico  da Secretaria de Cultura, Albemar Araújo.

Os vencedores do concurso receberão prêmio no valor de R$ 18 mil e ficarão hospedados de sexta (13) a quinta-feira (19), no Recife Praia Hotel, no Pina. Além disso, terão que cumprir uma agenda cheia com participações em todas as prévias e blocos de carnaval.

Confira a programação do concurso Rei e Rainha do Carnaval:

13/01 – Teatro Hermilo Borba Filho, às 15h.

17/01 – Teatro Luiz Mendonça, às 19h.

21/02 – Pátio de São Pedro, às 19h.

*Via assessoria