Vinhos e espumantes certos para as festas de final de ano



Sommelier da Grand Cru, Marcos Nascimentos, dá as dicas

Vinhos e espumantes podem ser as grandes estrelas das festas de final de ano. De acordo com o sommelier da butique de vinhos Grand Cru, Marcos Nascimento, alguns pratos já são tradição à mesa, e é possível providenciar a bebida certa para cada prato, petisco e sobremesa.


De acordo com Marcos, o tradicional chester, ave de carne macia e delicada, pede tintos médio corpo ou brancos bem encorpados. A sugestão é harmonizá-lo com o Vinho Branco Leyda Riesling Neblina Vineyard, que é limpo e fresco e contém notas de limão, além de acidez equilibrada. A dica do sommelier para hamonizar com o tender é um vinho tinto sedoso e macio com taninos maduros e notas de frutas vermelhas. O vinho Pulenta Merlot Estate é uma ótima opção. Já o tradicional pernil de porco combina perfeitamente com o vinho Branco Morandé Gran Reserva Chardonnay, que possui boa acidez com notas cítricas e de maçã verde.

O Koyle Costa Pinot Noir combina potência, elegância e complexidade. Leve e de boa acidez, possui uma textura macia ideal para harmonizar com o peru, principalmente com os cortes escuros como coxa e entrecoxa. Já o bacalhau tradicionalmente assado em postas, desfiado com batatas ou somente preparado com azeite, pede um tinto de médio corpo e boa acidez, o sommelier da Grand Cru, indica o Vinho Rosso Talenti Italiano.


Para combinar com frutas e doces, a Grand Cru tem boas alternativas. O Espumante Nocturno Dulce tem delicado perfume de frutamadura, notas de pêssego e toques florais. Equilibrado e completo, sua passagem na boca é doce, tornando-se o melhor companheiro para sobremesas.  Se o doce for à base de creme, sorvete ou frutas, nada melhor que o vinho Vistamar Late Harvest Moscatel. Mas se a delícia for com chocolate, o ideal para confrontar com essa explosão de sabor é o vinho do Corte Giara Recioto.

*Via assessoria