Exposição Vodun Djó, as Mulheres Guerreiras, no Núcleo de Cultura Afro Brasileiro


A mostra traz os princípios do Candomblé e fica em cartaz até fevereiro de 2015

“Vodun Djó, as Mulheres Guerreiras”. Este é o título da exposição que está em cartaz até fevereiro de 2015, no Núcleo de Cultura Afro Brasileira da Cidade do Recife, no Pátio de São Pedro. A mostra é de autoria do artista plástico Gaipê Adilson Bezerra e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, integrando as comemorações do mês da Consciência Negra.

Objetivando divulgar, promover e difundir a cultura afrodescendente em seu contexto artístico e religioso, a exposição retrata Voduns que são as forças mágicas da Nação Jeje-Mahi, força sagrada do povo Mahi, que busca perpetuar sua essência de resistência e lutas na busca da liberdade, herança cultural trazida pelos africanos durante o Brasil Colônia.

Cada uma das peças que compõe a exposição “Vodun Djó, as Mulheres Guerreiras” tem como proposta apresentar a magia, o encantamento e a mística desses Voduns ligadas às tempestades, raios, furacões, redemoinhos, ciclones, tufões, maremotos, erupções vulcânicas, aos ancestrais e a guerra.

Na mostra, os princípios africanos místicos e religiosos se reúnem para somar forças na informação sobre a cultura do Candomblé, na busca de despertar a atenção da sociedade para a riqueza artística dos Voduns, Orixás e Nkisis do Candomblé Afro-Brasileiro, difundindo e mantendo viva sua história.

O artista Gaipê Adilson Bezerra, autor do trabalho, é natural de Recife, doutorando pela Facultad de Educación de la Universidad Complutense de Madrid,  Secretário Executivo do INTECAB-PE – Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira e diretor do Ateliê Axé Vodun, que realiza a exposição.

Serviço:

Abertura da exposição Vodun Djó, Mulheres Guerreiras

Quando: até fevereiro de 2015

Horário de visitação: de segunda à sexta, das 9h às 17h.

Local: Núcleo de Cultura Afro Brasileira da Cidade do Recife, Pátio de São Pedro, n° 34, no Bairro de São José.

Informações: (81) 3355-3100 / (81) 3355-3101

 

*Com informações da assessoria