Da medicina para a mesa do bar



Utilizado no combate à doenças na Idade Média, o Gin se popularizou e hoje consta como uma das bebidas mais famosas do mundo

Usado como cura para inúmeras doenças, o zimbro, semente que deu origem à bebida, tem sua origem ainda na antiguidade, quando os egípcios a ferviam em gordura de ganso e incenso para combater as fortes dores de cabeça. O verniz da planta também servia para dor de dente e era, ainda, utilizado na elaboração de licores medievais com efeitos contraceptivos e abortivos, sendo uma bebida considerada extremamente saudável, consumida, inclusive, por crianças.

Porém, foi somente no início do século XVI, durante a Guerra dos 30 Anos, que a bebida começou a ganhar popularidade entre as tropas inglesas, que a levavam consigo para se aquecerem do frio, devido às suas propriedades térmicas. O líquido, então, passou a ser conhecido como “Coragem Holandesa”, sendo comercializado, a princípio, em pequena escala na Inglaterra e depois passando a rivalizar com a cerveja, bebida mais vendida no país.


Embora não seja muito difundido no Brasil, o gin ficou famoso pelos filmes do agente secreto James Bond, que tinha como coquetel preferido o Dry Martini, uma mistura de gin, vinho branco e gelo. A bebida, aliás, é ideal para ser misturada a outras, uma vez que passa por um processo de refinamento a fim de eliminar os aromatizantes. É o que explica o barman Ricardo Nascimento, nome responsável pelos drinks do Pisco, o mais recente point da zona sul. “Essa etapa é necessária para tornar o gin mais puro e neutro, caso contrário o sabor adocicado do zimbro vai entrar em conflito com o restante dos ingredientes”.

O barman, inclusive, utilizou a bebida em suas mais variadas formas para compor o cardápio etílico da casa, que conta com a gin tônica, em uma infusão de xarope de maçã verde e raspas de limão, o Negroni, também de sabor cítrico, e o Gin Mellow, que leva uma mistura inusitada de cerveja de gengibre, além do popular Irish Rover, coquetel à base de gin, aliado ao sabor forte do licor de laranja amarga, xarope de açúcar, maçã, hortelã e suco de limão. “É uma bebida muito versátil e, apesar de ter um teor alcóolico elevado, chegando até a 47%, é considerada bastante elegante”, completa.

*Com informações da assessoria