A difícil arte de escolher o vinho


 

O sommelier Marcos Nascimento, da Grand Cru, dá a dica de como acertar na harmonização

Na hora de pedir um vinho em um restaurante surge logo a dúvida, como escolher um rótulo que harmonize do começo ao fim do jantar. Para o sommelier Marcos Nascimento, da butique de vinhos Grand Cru, que abriga o restaurante The Black Angus, a saída pode ser combinar pratos e vinhos da mesma região. A regra de que tintos combinam com carne vermelha e caça; os brancos e roses com Peixes e frutos do mar e as sobremesas com vinhos doces.


Para escolher um vinho que seja o curinga do jantar, o sommelier apresenta algumas dicas, uma delas é combinar pratos e vinhos da mesma região. “Um bacalhau com um vinho tinto português de maior acidez, um filet mignon com um tinto de Bordeaux, região da França famosa por seus rótulos ou ainda, um argentino ou chileno para cortes especiais de carne vermelha”, orienta.


Outra opção é escolher o vinho e depois escolher a comida. No caso de um branco, ele aconselha a harmonização, com camarão e peixe. “O Vol au vent de Camarão aqui do The Black Angus que tem um recheio de palmito e o amanteigada da massa folhada e o nosso peixe do dia com purê napolitano caem bem com um Sauvignon Blanc do Novo Mundo”, sugere. Já para quem não abre mão do tinto, mas não quer ficar só na carne, a recomendação é um vinco de corpo médio com boa acidez. “Se a opção for uma carne como principal e um bacalhau de entrada, um chileno Leyda Pinot Noir é perfeito”, diz.


O sommelier ainda vai além e diz que um espumante pode ser a opção para todo o jantar. “Um rosé pode ser uma boa saída para quem optar por um queijo brie com massa frola para entrada e no prato principal camarão em tempurá ou uma lagosta grelhada”, sugere.


The Black Angus _Funcionando a pouco mais de um ano dentro da loja de vinhos Grand Cru, em Boa Viagem, o restaurante The Black Angus amplia seu menu investindo na cozinha internacional. A casa com capacidade para 70 lugares tem assinatura do empresário Julião Konrad, da rede Spettus e da filha Miriam Konrad. Com proposta de cortes exclusivos de carnes nobres servidos a la carte, o restaurante tem ambiente aconchegante e intimista.

O novo cardápio é assinado pelos Chefs Hugo Prouvot e Beto Silva, que já trabalharam juntos. Para o The Black Angus, a dupla desenvolveu a quatro mãos novos pratos tendo como base saladas, peixes e frutos do mar. A carne Angus (Black e Red) – entre as mais nobres do mundo, e outros cortes especiais continuam a brilhar como o maior foco da casa. “A intenção é dar mais opções para nossos clientes incrementando o cardápio com pratos da cozinha internacional. Ganhamos muito com o trabalho de consultoria realizado pelos Chefs Hugo Prouvot e Beto Silva, que agora segue comandando nossa equipe na execução dos novos pratos”, explica Miriam Konrad.

Para entrada, as novas criações vão do Vol au vent com creme de camarões e palmito passando pelo Foie Gras sauté, endívias amêndoas e comporta de frutas vermelhas e a salada de camarão com cuscuz marroquino. No quesito frutos do mar, Tilápia recheada com camarão sauté de batatas tomate e rúculas, Camarão em tempurá com purê mandioquinha ao agridoce de balsâmico e agrião, e a Lagosta sauté na manteiga tostada, tomilho e limão com risoto de açafrão e ervilha torta.

No quesito carnes, a novidade fica por conta da Paleta de cordeiro confitada, com batata rústica e mini cebolinha. Todas as opções que já são sucesso na casa foram mantidas, entre elas, o Bife de Chorizo Kobe, o Prime Rib e a Picanha Kobe, servidas com guarnições a parte no estilo tradicional, farofa, arroz de brócolis ou maluco, purê de mandioquinha, batatas fritas ou rústicas com alho e alecrim, entre outras. O restaurante The Black Angus também manteve a feijoada aos sábados.

Serviço:

Rua França Pereira, 146 – Boa Viagem

Telefones: 3031-2097

Horário de funcionamento:

Terça a quarta de 12h às 15h de 19 a 23h

Quinta a sábado – 12h às 15h de 19 a 0h

Domingo de 12h às 16h

 

*Com informações da assessoria