Festivais de Dança e Teatro do Recife passam a ser bienais

 

A iniciativa pretende aprimorar o planejamento e execução dos festivais que demandam investimentos significativos para cada segmento

A partir deste ano o Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) e o Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN), ambos promovidos pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), passam a ser bienais, em caráter de alternância. Desta maneira, em 2014 será realizada a 19ª edição do Festival dedicado à dança, em 2015 será a vez da 17ª edição do Festival do Teatro, e assim sucessivamente.

A decisão foi tomada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife no intuito de possibilitar um planejamento adequado a estas iniciativas, uma vez que a gestão reconhece o importante papel que estas ações cumprem na formação dos realizadores das artes cênicas, no intercâmbio entre diferentes expressões artísticas e ainda na formação de plateia. Contudo, são também Festivais que requerem volumes maiores de recursos da pasta e que precisam ser ajustados às demandas dos respectivos segmentos, garantindo investimento significativo para a produção do Teatro e da Dança na capital pernambucana.

Ainda no mês de novembro os representantes do setor do Teatro, produtores, atores, representantes do Conselho Municipal de Política Cultural e sociedade como um todo serão convidados para discutir os fundamentos e objetivos que devem nortear o FRTN, pensando não só naqueles que fazem e apreciam o teatro, mas também nos recifenses e visitantes da cidade.

OUTRAS AÇÕES – Para dar suporte e fomentar a cadeia produtiva cultural da cidade do Recife, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife estão elaborando o edital do Prêmio de Fomento às Artes Cênicas 2014/2015, que terá por objetivo promover a montagem de novos espetáculos da produção recifense de Teatro, Dança e Circo, contribuindo com o desenvolvimento da produção cultural e com a diversidade da programação da cidade. O edital, que não é realizado desde 2010, irá contemplar nove projetos, sendo três de cada linguagem artística, e deverá ser lançado até o mês de dezembro.

Além disto, a Secretaria de Cultura vem desenvolvendo ações para que o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo se estabeleça, de fato, como um espaço para estudo e aprimoramento dos profissionais do Teatro, da Dança, do Circo e da Ópera. Atualmente, está sendo elaborado o Programa de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, que deve atender às necessidades introdutórias para iniciantes nas linguagens artísticas e também contribuir para a formação daqueles que desejam ampliar seus conhecimentos. Outro projeto que vai aprimorar as atividades dos artistas locais é o Espaço de Criação.

Como aconteceu neste ano de 2014, em 2015 os dois teatros, Apolo e Hermilo,  serão cedidos, por três meses, para companhias de teatro e dança realizarem suas montagens. Projetos como Palavra da Sombra, de Anamaria Sobral Costa ( que estreou no Teatro Santa Isabel e esta indo para São Paulo  cumprir temporada); Rei Lear, da Remo Produções (que estreou com pequena temporada no Rio de Janeiro e entrará em temporada agora em novembro no Teatro Apolo); e também o espetáculo Três mulheres e um bordado de sol, da Compassos Cia de Dança realizaram suas respectivas atividades. Nos primeiros meses de 2015 deve ser divulgada a convocatória que fará a seleção das propostas de ocupação dos espaços. Cada grupo terá 4 horas por dia, de segunda a quinta-feira, para trabalho, além de contar com apoio técnico de luz e som duas vezes por mês.

Também no quesito de recuperação de equipamentos, o Teatro do Parque, vai receber obras de reforma e restauro, de acordo com a licitação divulgada no dia 16 de agosto, com a publicação no Diário Oficial do Município. A previsão é de que a ordem de serviço da reforma seja assinada em novembro de 2014 e que a obra tenha duração de 24 meses.

*Com informações da assessoria