19º FIDR descentraliza espetáculos e leva performance para o Metrô do Recife


ConTexto, com a bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo, foi apresentado ao público na Estação Central do Metrô.

O artista tem de ir aonde o povo está. Essa máxima vem bem a calhar na proposta de descentralização das apresentações do 19º Festival Internacional de Dança do Recife. Nesta sexta-feira (17), o público que passa diariamente pela Estação Central do Metrô, no bairro de São José, foi surpreendido por uma mulher dançando no meio do fluxo de passageiros que saía dos vagões. Era a bailarina Maria Paula Costa Rêgo e o seu ConTexto, que interagia com a população.

Como se materializasse a circunstância das falas dos passageiros, Maria Paula ia interagindo com as pessoas que passavam pelo local, algumas apressadas, outras mais tranquilas. Emoções e sentimentos como medo, surpresa, indiferença, incredulidade podiam ser percebidos nos rostos. O servente Adalberto Nascimento foi um dos que parou, sem entender nada, mas curioso para tentar identificar o que a bailarina falava e gesticulava. “Parei para ouvir a mensagem, sei lá, achei estranho e parei”, explicava ele.


Já a costureira Severina Andrade e a filha Jaciérica Cordeiro não pararam de rir um só momento. Interagindo com a bailarina, elas acompanharam os movimentos e ditos populares expressados por Maria Paula e se divertiam. “Chega estou com dor na barriga de tanto rir”, afirmou Jaciérica. Ao ser informada de que se tratava de uma performance do 19º Festival Internacional de Dança do Recife, Severina aprovou a iniciativa. “Parei porque achei bonito e é uma boa ideia trazer essas apresentações pro metrô, porque alegra a gente, né?!”, disse, bem humorada.

Segundo Maria Paula Costa Rêgo, que é coreógrafa do Grupo Grial de Dança, a interação é a grande proposta do ConTexto. “Nossa proposta com essa performance é ouvir pedaços de histórias das pessoas e trazê-las para mim, como se eu as materializasse em movimentos. A narrativa acompanha o fluxo de quem passa e as reações são as mais diversas, como a gente pôde perceber aqui hoje”, afirmou ela, encantada com a recepção do público que circulou pela Estação do Metrô, na manhã desta sexta-feira.

O 19º Festival Internacional de Dança do Recife prossegue até o dia 26 de outubro com espetáculos em diversos pontos da cidade. Além dos teatros municipais, recebem apresentações o Paço Alfândega, o Centro Cultural dos Correios e o Paço do Frevo, no bairro do Recife, a Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio e, o Sítio Trindade, em Casa Amarela. A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

*Com informações da assessoria