19º Festival Internacional de Dança do Recife movimenta a capital em outubro


O evento irá ocupar teatros, equipamentos culturais e espaços públicos com apresentações de grupos nacionais e internacionais, além de debates, oficinas e seminários

Teatros, equipamentos culturais e espaços públicos da capital pernambucana estão na rota do 19º Festival Internacional de Dança do Recife, que irá promover uma maratona de apresentações com a presença de nomes conceituados da dança nacional e internacional, de 16 a 26 de outubro. Balé clássico, neoclássico, contemporâneo, popular e hip hop integram a programação do evento, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A abertura será no dia 16 de outubro, no Teatro de Santa Isabel, com a estreia do espetáculo do Balé de Cultura Negra – Bacnaré, “Nações Africanas”. Além das apresentações, oficinas, seminários e debates também fazem parte da programação.

Este ano, 80% das atrações que integram o FIDR foram selecionadas por meio de edital. O resultado será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (30). O evento trará ainda cinco companhias convidadas, sendo três estrangeiras e duas nacionais. “A edição de 2014 consolida o diferencial do FIDR pela congregação dos diversos ritmos da dança cênica, oportunizando ao público recifense conhecer o que de mais atual existe no mundo da dança nacional e estrangeira”, explica Romildo Moreira, gerente de Artes Cênicas da Prefeitura do Recife. Ele coloca que o FIDR contribui com a circulação no Recife de produções nacionais e internacionais, com méritos artísticos comprovados que dificilmente seriam apresentadas aqui por iniciativas da produção privada.

Descentralização – As montagens irão ocupar os palcos do Teatro de Santa Isabel, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Barreto Júnior e Teatro Luiz Mendonça. Além disso, espaços como o Paço Alfândega, Sítio Trindade, Estação Central do Metrô e ruas do centro da cidade receberão performances ao ar livre.

O Festival oferecerá ainda, gratuitamente, debates no Paço do Frevo, seminários no Centro Cultural Correios e oficinas que serão ministradas por profissionais de renome na dança local e nacional, em espaços como Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, Escola Pernambucana de Circo, Paço do Frevo e Centro Cultural Correios.

SERVIÇO:

19º Festival Internacional de Dança do Recife

De 16 a 26 de outubro

Teatro de Santa Isabel, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Barreto Júnior, Teatro Luiz Mendonça, Centro Cultural Correios, Paço do Frevo, Paço Alfândega, Sítio Trindade, Estação Central do Metrô e ruas do centro da cidade.

*Com informações da assessoria