Olha! Recife percorre os Caminhos da Independência


Em homenagem ao Sete de Setembro, o passeio de ônibus contemplará monumentos históricos da cidade relacionados à data

Em comemoração ao Sete de Setembro, o Olha! Recife de ônibus deste fim de semana terá como tema os Caminhos da Independência. O passeio, que sai da Praça do Arsenal, às 14h, contemplará em seu roteiro a Praça da República; o Monumento a Simon Bolívar; a Praça Dezessete, na Rua do Imperador; e a Praça da Convenção de Beberibe, com seu Monumento à Convenção de Beberibe, do artista Abelardo da Hora.

Estão ainda no roteiro o Forte do Brum e a Praça General José Ignácio de Abreu e Lima, também chamada de Praça Cívica. Lá está situado um painel de azulejos em homenagem à Revolução Republicana, de 1817, à Confederação do Equador, de 1824, e à Revolução Praieira, de 1848, assinado pelo artista plástico Corbiniano Lins. Também está na rota o Forte do Brum, construído entre 1626 e 1630 pelos invasores portugueses e holandeses. Atualmente, o equipamento abriga o Museu Militar, onde estão expostas armas, munições e fardamentos da década 17 em diante.

Também no sábado, o Olha! Recife de catamarã fará, a partir das 10h30, uma volta pela ilha do Bairro do Recife. No percurso, serão contemplados o Marco Zero, o encontro dos rios e construções históricas às margens do Capibaribe, como o conjunto da Rua da Aurora e o Teatro de Santa Isabel.

No domingo, Olha! Recife a pé percorrerá atrativos do Bairro de Apipucos. A caminhada começa na Faculdade Marista, passa pela Capela de Nossa Senhora das Dores e segue com observação do colorido casario histórico. A saída será de ônibus, às 9h, da Praça do Arsenal.

Também às 9h, o Olha! Recife de bicicleta sai da Praça do Arsenal para um circuito pelas praças do Centro. O passeio começa pela Praça do Arsenal, segue para o Marco Zero, Praça da República, Praça 17, Praça Joaquim Nabuco e Praça Maciel Pinheiro, local de uma das mais belas fontes da cidade com interessantes construções no entorno. De lá, a pedalada segue para a Praça Chora Menino e termina na Praça do Derby, projetada pelo paisagista Burle Marx.

Para participar de qualquer modalidade de passeio é preciso inscrever-se a partir das 8h desta sexta (5), no site. Os passeios são gratuitos e contam com guias de turismo, mas é necessário que os inscritos entreguem um quilo de alimento não perecível para doação a instituições de caridade.

O Olha! Recife é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para estimular que os recifenses vivenciem a cidade onde moram.

*Com informações da assessoria