Circuito Universitário de Cinema chega ao Recife


Evento acontece entre os dias 16 e 29 deste mês, com destaque para ‘500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina’ que estreia neste circuito

Nos meses de agosto e setembro, em sua primeira edição, o Circuito Universitário de Cinema vem estimular a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico. É uma mostra de filmes, seguido por debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos, além de participações de diretores e da equipe de produção dos filmes exibidos. O projeto acontece em universidades, escolas e instituições de ensino e cultural das 27 Unidades da Federação, e nessa edição vem com o tema “Ditadura Militar na América Latina e suas consequências”.


Em Pernambuco o circuito iniciará na Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, no dia 16, 17 e 18 de setembro, às 18h00, e depois seguirá com sessões na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e no Colégio Santa Emília. Para a produção da mostra haverá um Agente Mobilizador por estado para articular as exibições, divulgar o evento e ajudar na pesquisa de debatedores. As exibições dos filmes são gratuitas e abertas ao público.

O documentário inédito 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti, será um dos destaques da primeira edição do Circuito. O filme, uma coprodução Brasil e Argentina, conta a história daquelas que ficaram conhecidas como “As Avós da Praça de Maio” e a participação do grupo brasileiro, Clamor, na luta para localizar os bebês sequestrados ou nascidos em prisões clandestinas: os “500”. Segundo os órgãos de defesa de direitos humanos, cerca de 500 netos foram afastados de suas famílias biológicas, em um total de 30 mil pessoas desaparecidas durante a ditadura naquele país.

Coproduzido pela MPC & Associados 500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina foi filmado no país portenho, e no início de 2014, no Brasil. Uma das personagens do filme é Estela de Carlotto, presidente das Avós da Praça de Maio, cujo neto, de 35 anos, acabou de ser encontrado – a notícia foi manchete nos jornais na primeira semana de agosto. Com ele, já se somam 114 os netos encontrados. Os outros dois documentários escolhidos para a mostra são “Setenta – 70”, de Emília Silveira, e “Duas Histórias”, de Ângela Zoe. O Circuito Universitário de Cinema é um projeto realizado pela MPC & Associados em parceria com a Petrobras.

O objetivo principal é fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão abordadas na obra a ser exibida, despertando nos jovens o interesse pela história de seu país. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.

Sobre os filmes:



*Com informações da assessoria