Cafés para aquecer ou refrescar


 

Todo mundo sabe que brasileiro adora café e quem é fanático mesmo não dispensa a bebida nem nas estações mais quentes do ano, quando ela aparece gelada e combinada com sorvete, chantilly, chocolate e o que a imaginação permitir. No Nordeste do país, onde a temperatura costuma ser mais elevada o ano inteiro, o chamado iced coffee vem ganhando popularidade e, nesta estação primaveril, divide espaço com o café tradicional, dupla queridinha para enfrentar as mudanças de temperatura e agradar o paladar.

Embora ainda seja menos difundido que nos Estados Unidos e na Europa, onde fazem sucesso combinações inusitadas como misturar a bebida com suco de laranja, o café gelado ganhou um cantinho no coração dos pernambucanos. “Antigamente, tinha uma certa resistência, as pessoas só pediam o café preto, que todo mundo conhece. Hoje, os clientes até substituem a sobremesa pelo iced coffee”, comenta Sofia Mota, chef da Sabor de Beijo, que percebeu um crescimento nos pedidos por cafés estilizados. A casa oferece diversas combinações de café, que vão desde o tradicional com bordas de chocolate, creme e canela ao gelado com doce de leite e pedaços de bolo de rolo.

Mas nem tudo é praia e calor por aqui e às vezes o friozinho chega nos convidando para uma xícara quente dessa bebida tão saborosa. Nessas horas, uma composição de café quentinho com chocolate derretido e chantilly é certeira. “Quem prefere um sabor mais forte, pode substituir o chocolate por um licor de baunilha ou chocolate branco. Além de aquecer, dá um sabor todo especial”, ensina Sofia. Para uma mistura mais inusitada, vale combinar o café com creme de leite e um pouquinho de suco de laranja. É o friozinho doce do inverno sem perder o sabor cítrico do verão.

*Com informações da assessoria