CINECLUBE TOCA O TERROR HOMENAGEIA BELA LUGOSI E DEBATE OBRA DE EDGAR ALLAN POE


Neste sábado (16) às 16h no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães) acontece mais uma edição doCineclube Toca o Terror, o primeiro cineclube do gênero no Recife. Aprovado pelo edital do Funcultura Audiovisual 2014, o Cineclube Toca o Terror tem edições mensais com entrada gratuita ao público.

A sessão deste mês é em homenagem ao lendário ator Bela Lugosi, falecido em 16 de agosto de 1956. Nascido no então Império Austro-Húngaro em 1882, Béla Ferenc Dezsõ Blaskó começou sua carreira nos palcos da Europa em várias peças de Shakespeare. No entanto, tornou-se mundialmente famoso pelo seu papel de Dracula, no filme de Tod Browing, em 1931.

Fazendo a ligação do célebre ator com o debate que virá na sequência, o Toca o Terror exibe “O Corvo”, lançado pela Universal Studios em 1935. O filme, livremente inspirado no famoso poema de Edgar Allan Poe, apresenta a história de um neurocirurgião (Lugosi) obcecado com os mecanismos de tortura descritos nas histórias de Poe e constrói réplicas deles para se vingar do pai da moça por quem está apaixonado, depois de este lhe ter recusado a mão da filha.

Esta produção é a terceira do cinema mundial em que o intérprete de Dracula trabalha ao lado de Boris Karloff, o mais famoso ator a interpretar o Monstro de Frankenstein. Um ano antes, já haviam contracenado em “O Gato Preto”, outro título inspirado em Poe, mas com quase nenhuma ligação com a história original.
Logo após a exibição do filme, o cineclube promove um debate com Diego Carreiro, professor e doutor em Teoria da Literatura, analisando a obra de Edgar Allan Poe. Carreiro foi o convidado especial do podcast Toca o Terror no episódio em que o grupo analisou o ciclo de filmes do produtor Roger Corman com as adaptações de histórias do escritor norte-americano, autor de diversos contos conhecidos de horror.

*Com informações da assessoria de imprensa