Com a chegada da Copa do Mundo, aumenta a expectativa dos brasileiros de vibrar com cada gol que a Seleção irá marcar. Fora dos campos, para muitos, aumenta também a garra por valorizar o que o Brasil tem de melhor no momento de maior visibilidade que o país já recebeu em sua história. O projeto da linha FACES, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, é um exemplo de como é possível agregar visibilidade internacional ao um setor que busca reconhecimento pela sua qualidade. A Vinícola Boutique Lidio Carraro, em parceria com a FIFA, mergulhou fundo no desafio de criar um vinho perfeitamente alinhado ao conceito do campeonato e encarou a responsabilidade de levar a imagem do vinho brasileiro para o resto do mundo.
Para responder as expectativas, a vinícola desenvolveu um novo vinho com as características mais marcantes do Brasil: a diversidade. A temática inspirou a criação do FACES para simbolizar as várias etnias que formam o Brasil, as várias faces que identificam a cultura brasileira. Em sintonia com este conceito, a Diretora Técnica da Lidio Carraro, Mônica Rossetti, desenvolveu um longo estudo para conceber cada vinho e refletir nele o imaginário coletivo sobre o Brasil: alegria, descontração e vibração. “Foi uma maneira de valorizar o vinho identificado-o com o seu território. É importante que, além de qualidade, o vinho tenha identidade própria e seja relacionado com a sua origem”, diz a enóloga. “Outro ponto fundamental do projeto é o binômio qualidade e preço, para que a linha FACES permita um consumo acessível e frequente”, complementa.
Originalidade brasileira
Em homenagem ao futebol, o tinto FACES traz 11 variedades de uvas e o “esquema tático” escolhido é o 4-4-2. Para o “ataque” foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No “meio-campo”, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A “defesa” conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim, no “gol”, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final. Já o FACES branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. E o rótulo rosé, elaborado com as uvas Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional, é um vinho sedutor já pela sua cor rosa salmão. A proposta de uma garrafa mais leve e de prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma degustação versátil, “vibrante”.
A partir do criativo e inovador projeto, a Lidio Carraro vem colhendo vitoriosos frutos no ano que coincide com a comemoração de seus 10 anos de mercado. Para brindar à data, a vinícola também criou o vinho ícone da COPA, o LIDIO CARRARO WORLD CHAMPION FIFA WORLD CUP 2014 BRAZIL™, um lote exclusivo de 2.014 garrafas em embalagem diferenciada com medalha banhada a ouro, produzido com a safra de 2008, conhecida como a “Grande Vindima”, e dedicado aos “grandes campeões”, uma homenagem da família Carraro às pessoas que construíram uma história exemplar de vida.
Para a diretora de marketing da vinícola, Patricia Carraro, ser a vinícola escolhida para produzir o vinho oficial da Copa do Mundo é uma oportunidade que reforça o conceito de qualidade e os diferenciais da vinícola e projeta a Lidio Carraro ao time das grandes marcas mundiais. “Fechamos importantes parcerias nacionais e internacionais, reforçamos nossa presença em segmentos de grande visibilidade, além de termos recebido importantes destaques da crítica especializada do Brasil e do mundo”, comenta. “É um orgulho muito grande e uma enorme responsabilidade criar um dos símbolos que representa o Brasil neste momento em que todos os olhares estão voltados para o nosso país. É uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro e fortalecer o crescimento do nosso setor em âmbito nacional e internacional. Este é o maior benefício que o vinho da Copa pode trazer para a empresa e para o setor vitivinícola do país”, diz.
Reconhecimento internacional
Por sua diferenciação, o FACES já esta sendo comercializado nos continentes americano, europeu e asiático. Na França, pode ser encontrado na qualificada rede Monoprix, e na Inglaterra, na rede de alto padrão Harvey Nichols. A vinícola do Vinho Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™ foi a única brasileira convidada a participar do MidAtlantic Wine & Food Festival, evento da indústria vitivinícola, realizado no estado de Wilmington, nos Estados Unidos. Participou de diversos outros eventos internacionais do setor, como a 48ª edição da Vinitaly, a maior feira internacional de vinhos do mundo, realizada na Itália, o 33º Recontres Vinicoles, tradicional evento que acontece na França, e a 20ª edição da ProWein, mais importante feira do negócio de vinhos do mundo, realizada na Alemanha. Também harmonizou o cardápio dos restaurantes do cruzeiro Brazil Goes Samba, da finlandesa Viking Line, durante um tour europeu pelo mar Báltico. Em terras brasileiras, no último mês os rótulos do FACES começaram a ser comercializados na rede Pão de Açúcar, a maior empresa varejista do Brasil.
Bastante reconhecido, o Vinho da Copa já recebeu elogios do especialista Nicolas Bourcier, do francês Le Monde, que descreveu o rótulo tinto como “um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do Brasil”. O premiado conceito Purista também conquistou o coração do especialista inglês Steven Spurrier, uma das maiores autoridades de vinhos no mundo.
No mercado interno, a Lidio Carraro incrementou sua participação na carta de vinhos dos melhores restaurantes e na seleção de rótulos das melhores lojas especializadas do País. Os vinhos FACES já são encontrados nas principais redes regionais PREMIUM de auto-serviço e na rede do Grupo Pão de Açúcar, líder nacional na venda de vinhos. “Diante deste novo cenário, a Lidio Carraro fortaleceu muito a sua estrutura comercial, uma grande herança da Copa do Mundo para a empresa. “O sucesso do projeto FACES esta proporcionando o fortalecimento de todo o nosso portfólio”, comenta Juliano Carraro, diretor comercial.
Incremento nas exportações
Impulsionada pela visibilidade do FACES, no último ano a Lidio Carraro mais do que triplicou as suas exportações, chegando a 236%. No Brasil, o faturamento da vinícola alcançou o expressivo crescimento de 185% em 2013, quase três vezes mais do que o ano anterior. E somente nos cinco primeiros meses de 2014, a Lidio Carraro já exportou 90% do que esperava para o ano inteiro. Hoje, a linha FACES equivale a 34% do que a vinícola comercializa no exterior, e sua produção já chegou à marca de 600 mil garrafas. Em relação aos cinco meses de 2013, o crescimento das exportações foi quase sete vezes maior.