Levantamento mostrou que 82,3% dos visitantes avaliaram a cidade como boa ou ótima
O Recife foi aprovado pelos turistas que estiveram na capital pernambucana para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Um levantamento feito pelo Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (Cipec) revelou que 82,3% dos visitantes avaliaram a cidade como boa ou ótima e 87,8% recomendariam o Recife como um bom destino turístico.
Quase 90% dos estrangeiros e 33,8% dos brasileiros que vieram à cidade para a Copa não conheciam o Recife. Independentemente da nacionalidade, 80,1% dos visitantes declararam que pretendem retornar.
A pedido da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o Cipec realizou mil entrevistas, desde o início da Copa do Mundo até o último jogo na Arena Pernambuco, no dia 29 de junho. Do total de turistas entrevistados, 745 eram estrangeiros e os demais eram brasileiros. Os mexicanos foram maioria entre os entrevistados (23,8%), seguidos dos americanos (13,9%).
A hospitalidade da população foi o principal ponto positivo do destino para 45,4% dos visitantes estrangeiros. As praias e belezas naturais foram ressaltadas por 26,5%.
Os estrangeiros permaneceram, em média, nove noites no Estado. Os alemães e americanos foram campeões de permanência, ficando na cidade 11 e oito noites, respectivamente. Os principais meios de hospedagem foram hotéis (43,8%), albergues e pousadas (21,8%), navio (15%) e casa de recifenses (8%). Mais de 70% tiveram suas expectativas com relação à cidade superadas ou atendidas.
Já os brasileiros que vieram para a Copa permaneceram, em média, oito noites no Estado. Eles ficaram hospedados em hotéis (28,1%), albergues e pousadas (15,1%), navio (9,4%), casa de recifenses (13,7%) e casa de familiares (24,5%). Quanto à expectativa destes turistas com relação à cidade, mais de 80% deles disseram ter sido atendida ou superada.
Ocupação hoteleira
A taxa de ocupação nos 59 principais hotéis da cidade, no período de 9 a 30 de junho, foi de 92%. Nos equipamentos cadastrados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), foi registrada uma ocupação de 82%. Um acréscimo de 15% em relação ao mesmo período de 2013, levando-
se em consideração que, do ano passado para cá, a cidade ganhou 1,5 mil leitos, passando de 12.049 para 13.600.
Receptivo
Terminal Marítimo, TIP e Aeroporto
A Secretaria de Turismo e Lazer promoveu apresentações de frevo, passistas, bonecos gigantes e trio de forró nos principais portões de entrada da cidade, em dias e locais estratégicos, para atender o maior número possível de turistas no momento de sua chegada.
Foram 50 ações no Aeroporto Internacional dos Guararapes, Terminal Marítimo e Terminal Integrado de Passageiros, todas com grande nível de aceitação e participação dos visitantes.
Filas de metrô
Para animar os torcedores que seguiram rumo à Arena Pernambuco, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife promoveu 15 apresentações teatrais, lúdicas e interativas na Estação Central, Estação Antônio Falcão e Estação Aeroporto, duas a três horas antes dos jogos.
ATRATIVOS/EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS
Foi contabilizado um grande fluxo de turistas mexicanos, alemães, norte- americanos e japoneses na Embaixada dos Bonecos Gigantes, que registrou um aumento de pelo menos 500% na visitação, no mês de junho.
No Catamarã, houve um incremento de 50% de público nas saídas, de segunda a sexta-feira, no mês de junho. Nos finais de semana, o aumento foi de 100%.
O Pátio de São Pedro teve um incremento no número de turistas foi de 70%, com destaque para mexicanos, holandeses e italianos. Outro importante local de manifestação artística do Estado, a Casa da Cultura registrou um crescimento de 200% na circulação de visitantes, principalmente de mexicanos e japoneses.
O movimento cresceu 50% no Forte das Cinco Pontas, com grande presença de mexicanos e americanos. O Centro de Artesanato de Pernambuco contabilizou um grande aumento de frequência e um acréscimo de 40% nas vendas das peças em exposição.
No Paço Alfândega, o fluxo de pessoas cresceu 32%, com predominância de turistas da Costa Rica e Estados Unidos.
Centros de Atendimento ao Turista (CATs)
A secretaria dispõe ao todo de nove Centros de Atendimento ao Turista (CATs), são eles:
– Mercado de São José;
– Pátio de São Pedro;
– Praça do Arsenal;
– Parque Dona Lindu;
– Praça de Boa Viagem – em parceria com a Empetur
– Shopping RioMar – em parceria com a Empetur
– Shopping Recife – em parceria com a Empetur
– Aeroporto – em parceria com a Empetur
– TIP – em parceria com a Empetur
Para o período da Copa do Mundo foram instaladas mais 6 centrais temporárias, localizadas no Sítio Trindade, Arena Pernambuco, Terminal Marítimo, Desembarque Internacional e Nacional do Aeroporto e Central de Ingressos do Shopping Recife.
Foram disponibilizados ainda 18 recepcionistas volantes nos principais locais de concentração de turistas (walk mídia).Todos os atendentes falam, no mínimo, um idioma estrangeiro: o inglês. Mas há atendentes fluentes também em espanhol, francês, italiano e alemão. Alguns dominam ainda Libras.
Em todos os CATs, o turista pode encontrar material sobre a cidade e seus atrativos, que foi reforçado para a Copa. Por exemplo: mapa da cidade com informações sobre mobilidade durante o mundial, sugestões de roteiros com um a oito dias de duração, tabela de jogos da Copa, programação de São João do Recife, Agenda Cultural (programação mensal de teatro, shows, cinema), Acontece (agenda quinzenal com a programação do Recife, Olinda e Jaboatão), folders educativos sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, material do Ministério de Turismo.
DADOS DA PESQUISA
• 82,3% dos turistas avaliaram como boa ou ótima a cidade do Recife.
• 80,1% dos visitantes que vieram para a Copa do Mundo pretendem retornar à cidade.
• 87,8% recomendariam o Recife como um bom destino turístico.
• 81,3% dos visitantes se sentiram seguros/muito seguros.
• 73,4% avaliaram a Copa no Recife como boa/ótima.
• 73% dos torcedores que estiveram no Recife participavam pela primeira vez de uma Copa do Mundo.
• 89,8% dos estrangeiros que vieram à cidade para a Copa não conheciam o Recife. E 33,8% dos brasileiros que vieram por causa do Mundial também não conheciam a capital pernambucana.
• Avaliação da qualidade ou do atendimento como positivos/regulares em:
Restaurantes: 86,2%;
Bares: 81,6%
Atrativos turísticos: 81,2%
Eventos: 80,1%
Informações turísticas: 80,2%
Segurança: 77,8%
Sinalização turística: 76%
Hotéis: 61%
Perfil do turista estrangeiro
• O público estrangeiro que veio para a Copa foi predominantemente do sexo masculino (75,9%), jovem, na faixa etária entre 25 e 44 anos (71,4%), e solteiros (65,6%).
• Os mexicanos foram maioria entre os entrevistados (23,8%), seguidos dos americanos (13,9%).
• A média geral de gastos dos turistas internacionais foi de US$ 3.097,80. O principal investimento foi com a alimentação (39,8%).
• Os estrangeiros permaneceram, em média, nove (9) noites no Estado.
• Os alemães e americanos foram campeões de permanência, ficando na cidade 11 e 8 noites, respectivamente.
• Os estrangeiros (43,5%) preferiram utilizar o transporte público para se locomover no Recife. Outros 39,5% optaram pelo táxi na maioria dos deslocamentos.
• 20,3% dos estrangeiros tiveram suas expectativas com relação à cidade superadas.
• 56,6% tiveram suas expectativas atendidas.
• Os principais meios de hospedagem foram:
– Hotéis (43,8%)
– Albergues e pousadas (21,8%)
– Navio (15%)
– Casa de recifenses (8%)
• A hospitalidade da população foi o principal ponto positivo do destino para 45,4% dos visitantes. As praias e belezas naturais foram ressaltadas por 26,5%.
Perfil do turista brasileiro:
• A maior parte dos turistas brasileiros (61,2%) tinha entre 25 e 44 anos e era do sexo masculino (54%) e solteiro (57,3%).
• Os paulistas foram maioria entre os entrevistados (28,1%), seguidos dos baianos (12,9%) e dos fluminenses (10,8%).
• A média de gasto dos turistas brasileiros foi de R$1654,30.
• A alimentação também foi o item responsável pela maior parte (48,2%) dos investimentos.
• Eles permaneceram, em média, 8 noites no estado.
• Entre os brasileiros, 60,4% tiveram suas expectativas atendidas pelo destino e 22,3% tiveram suas expectativas superadas.
• Os principais meios de hospedagem foram:
– Hotéis (28,1%)
– Albergues e pousadas (15,1%)
– Navio (9,4%)
– Casa de recifenses (13,7%)
– Casa de familiares (24,5%)
*Com informações da assessoria